Covid-19: UCCLA desafia escritores de língua portuguesa a reflectirem sobre a cultura em tempos de pandemia

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – A UCCLA lançou um desafio aos escritores de língua portuguesa a reflectirem sobre a “cultura em tempos de pandemia” enviando, até 25 de Maio, textos em poesia ou prosa que serão publicados nas plataformas digitais e em livro.

Em comunicado, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), através do seu presidente Victor Ramalho, considerou que neste novo contexto, o papel da cultura, e em especial dos escritores, “é determinante” e adiantou que o escritor cabo-verdiano José Luís Tavares foi o primeiro a aceitar o desafio com a “litania em tempos de coronavírus”.

“A UCCLA não podia deixar de fazer um apelo à reflexão sobre o papel da cultura no combate a esta pandemia”, declarou Victor Ramalho, para quem “parece evidente que perante este flagelo os povos e os países se verão confrontados com novos desafios sociais e políticos, sobre os quais importa reflectir e encontrar novas respostas”.

A UCCLA, garante a mesma fonte, responsabiliza-se por divulgar os textos, com identificação da autoria e uma breve nota biográfica, nas suas plataformas digitais, e em livro a ser publicado após o tratamento editorial.

Os escritores de língua oficial portuguesa, que desejem contribuir para essa reflexão, para elaborarem textos, quer em poesia quer em prosa, tendo como limite cerca de 5.000 caracteres podem enviar os mesmos através dos emails cultura@uccla.pt e ruilourido@uccla.pt, até 25 de Maio.

O escritor José Luiz Tavares nasceu a 10 de Junho 1967 no Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive. Entre 2003 e 2020 publicou catorze livros espalhados por Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Colômbia.

Recebeu uma dezena de prémios atribuídos em Cabo Verde, Brasil, Portugal e Espanha. Não aceitou nenhuma medalha ou comenda, até agora. Traduziu Camões e Pessoa para a língua cabo-verdiana.

A UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de Junho de 1985. Assinaram o acto de fundação as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.

A UCCLA tem sido palco de frutuosa e intensa acção de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações.

As suas acções, no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infra-estruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica, e institucional, têm-se desenvolvido ao longo dos 33 anos no universo das suas cidades-membro e, de forma muito positiva, têm contribuído para fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus municípios-membro.

CM/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos