Covid-19: Três amostras negativas e uma aguarda resultado – DNS (ACTUALIZADA)

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – O Ministério da Saúde submeteu nas últimas 24 horas quatro amostras de suspeitos com novo coronavírus, das quais três  negativas e uma aguarda pelo resultado, revelou hoje o diretcor nacional da Saúde, Artur Correia.

Em conferência de imprensa para fazer a actualização do País face ao covid-19, Artur Correia explicou que dos quatro exames, dois que deram negativos são de contactos dos dois casos positivos na cidade da Praia. Os outros dois são de pessoas em quarentena em hotéis na ilha da Boa vista, dos quais um deu negativo e um aguarda-se pelo resultado.

O director nacional da Saúde aproveitou a conferência de imprensa para enviar uma mensagem aos trabalhadores em quarentena nos hotéis na ilha da Boa Vista e prestar uma homenagem, sublinhando que são “verdadeiros heróis”, porque a quarentena que estão a fazer “não é nenhum castigo, mas sim um acto heróico”.

Os dois casos suspeitos anunciados este sábado, 28, que deram inconclusivos, continuam inconclusivos, por isso, daqui a dois a três dias os exames serão repetidos a essas pessoas que não estão a apresentar sintomas, entretanto estão em isolamento.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou este sábado, 28, o estado de emergência no País, devido à pandemia covid-19, com duração de 20 dias, a partir das 00:00 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infecção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu para 134 com os casos acumulados a aproximarem-se dos 4.300 casos em 46 países, segundo a mais recente actualização das estatísticas sobre a pandemia.

Vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Inforpress/SEGUE

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos