Pedra Badejo, 01 Abr (Inforpress) – A empresa de sabonetes naturais Terra Verde desenvolveu o projecto “usá bô pé pa lavá bôs môm (use seu pé para lavar as suas mãos”, como forma de actuar na prevenção da propagação da covid-19 em Cabo Verde.
A informação foi revelada à Inforpress pelo responsável da empresa, Carlos Silva, que explicou que a iniciativa surgiu por causa da preocupação com a propagação da covid-19 em Cabo Verde e tendo em conta que “nem todos têm acesso ao álcool gel, álcool liquido em um lavatório por perto toda hora”.
Conforme demonstrou, trata-se de um projecto “pioneiro” que permite que todos tenham a oportunidade de higienizar as suas mãos de “forma segura”, sem tocar na torneira, que é “uma das maiores preocupações na hora de lavar a mão”.
“O protótipo foi desenvolvido em uma semana”, declarou, acrescentando que logo que a presidente do conselho de administração da Rádio e Televisão de Cabo Verde teve o conhecimento da iniciativa, incentivou a “criação urgente”, tendo em conta que seria uma solução ideal para aquela instituição, que funciona com “muitas pessoas”.
O dispositivo, apresentou, além de ser higiénico, excluindo o uso das mãos para sua activação, “poupa muita água”, tendo em conta que há “escassez de água em Cabo Verde”.
A água pode ser canalizada no dispositivo através da rede de abastecimento ou adicionada de forma manual.
“De destacar que esse equipamento foi apresentado às Forças Armadas para que pudessem reproduzi-lo, tendo em conta a quantidade dos efectivos na corporação em caso do Estado de Emergência, o que estariam mais expostos ao vírus”, enfatizou.
Os promotores da iniciativa garantiram que o equipamento foi adquirido pela RTC, Media Comunicações, assim como empresas de produção de inertes e pessoas particulares.
Sediada na cidade da Praia, Terra Verde é uma empresa de produção de sabonetes artesanais, naturais, “amigas do ambiente”, com embalagens “criativas e originais”, feitas a partir de papel ou saco de pano reutilizável.
WM/ZS
Inforpress/Fim