Tarrafal, 21 Abr (Inforpress) – O indivíduo do Tarrafal de Santiago que contraiu o novo coronavírus (covid-19) encontra-se estável e a evoluir bem, disse hoje à Inforpress o director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN).
“O doente está estável, não apresenta nenhum problema e a evoluir bem. A pessoa encontra-se na sala de isolamento do Centro de Saúde do Tarrafal e a ser acompanhada pelos profissionais de saúde da Delegacia de Saúde do Tarrafal”, revelou João Baptista Semedo.
Na segunda-feira, 20, foi confirmado o primeiro caso positivo de covid-19 na região de Santiago Norte, nomeadamente no Tarrafal, mas as autoridades ainda “não têm informações suficientes” para concluir se se está perante um caso de infecção comunitária pela covid-19.
O médico avançou que as autoridades sanitárias já estão no terreno para fazer o levantamento das pessoas que tiveram contacto directo com o infectado pela covid-19 para que estas possam ser colocadas em isolamento e posteriormente efectuar o teste.
Na ocasião, lembrou que as delegacias de saúde e o Hospital Regional Santa Rita Vieira contam com salas de isolamento para um eventual internamento e isolamento de casos do novo coronavírus.
Mais uma vez, aproveitou pedir a colaboração de toda a população e para que esta fique em casa e evite aglomerações.
Caso as pessoas sentirem sintomas, informou para que estas liguem para a linha verde 8001112.
Entretanto, conforme informações avançadas à Inforpress pelo responsável do Posto de Saúde de Ribeira da Barca, Hélder Silva, na sequência de investigação duas crianças que vieram do Tarrafal e toda a família dessa vila piscatória de Santa Catarina vão ficar em quarentena nos próximos 14 dias.
A RSSN conta com quatro delegacias de saúde, um hospital regional e dois centros de saúde (São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo), que dependem da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e da Delegacia de Saúde de Santa Cruz.
Em Santiago Norte, todos os serviços das câmaras municipais estão encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.
Todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.
FM/AA
Inforpress/Fim