Tarrafal, 04 Abr (Inforpress) – Um grupo de jovens tarrafalenses lançou hoje uma campanha solidária de recolha de bens e géneros de primeira necessidade para ajudar as famílias em dificuldades, por causa do novo coronavírus (Covid-19), anunciou a autarquia na sua página na Internet.
A iniciativa denominada “Apoia uma Família”, segundo a mesma fonte, tem como propósito, recolher bens e géneros de primeira necessidade, ou qualquer outro tipo de apoio, para ajudar as famílias com maiores dificuldades desse município do interior de Santiago.
A campanha solidária realizada em parceria com a câmara municipal arrancou hoje e estende-se durante o estado de emergência, e quem quiser fazer parte desta iniciativa deve entrar em contacto com a página oficial do Facebook da Câmara Municipal do Tarrafal, ou através da própria página de um dos mentores Elizandro Lopes, ou ainda através do contacto 9135854.
No entanto, além da iniciativa desses jovens, a autarquia tarrafalense tem em curso a distribuição de cestas básicas com produtos e géneros de primeira necessidade às famílias carenciadas de várias localidades, bem como vendedeiras ambulantes.
A autarquia tarrafalense assegura que com este gesto tenciona apoiar um maior número de famílias com mais necessidades em todo o concelho, num “momento difícil”, provocado pela pandemia de covid-19.
Entretanto, afiança que nos próximos dias, outras localidades vão ser contempladas.
Daí que, apela à calma e à colaboração de todos os munícipes, como forma de dar oportunidade às pessoas mais vulneráveis do concelho.
A Câmara Municipal do Tarrafal lembra que esta actividade é realizada por uma equipa camarária, acompanhada pelos Bombeiros Municipais, todos devidamente preparados e equipados, segundo as orientações do Governo, face à pandemia.
Em Santiago Norte, a mesma iniciativa está sendo levada a cabo pelas demais câmaras municipais, que nos últimos dias têm estado a receber bens de primeira necessidade dos comerciantes chineses e outros parceiros.
Também na região, todos os serviços das câmaras municipais estão encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.
Todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.
FM/ZS
Inforpress/Fim