Covid-19/São Vicente: UCID favorável a continuidade do estado de emergência apenas nas ilhas com casos da doença

Mindelo, 14 de Abril (Inforpress) – O presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) propôs hoje ao Presidente da República a continuidade do estado de emergência nas ilhas em que a doença já se evidenciou, excluindo as que não registaram casos.

Em declarações à Inforpress, António Monteiro frisou que tendo em conta o comportamento do vírus, já demonstrado em várias paragens, é de todo aconselhável que se deve prorrogar o estado de emergência nas Ilhas em que a doença já se evidenciou.

No entanto, afirmou que nas outras onde não haja casos da doença deve-se levantar o estado de emergência, mas mantendo-se todos os cuidados necessários de controlo e higiene social.

“Nestas mesmas Ilhas somos de opinião que se deve reforçar temporariamente os serviços de saúde pública elevando assim a prontidão do mesmo para que em caso necessário possa agir o mais rapidamente possível”, avançou o líder da UCID.

António Monteiro considerou ainda que “já é tempo de se instalar todos os equipamentos necessários” nas Ilhas onde a doença se manifestou para permitir um “combate mais eficaz a mesma”.

Desde logo, concretizou, equipamentos de análises para diagnóstico de infecções em São Vicente, na Boa Vista e no interior de Santiago e aumento de ventiladores nos serviços hospitalares.

Outra medida tida como “muito importante”, disse a mesma fonte, é a protecção social, principalmente às pessoas de menor renda, para “minimizar ao máximo os efeitos nefastos do isolamento”.

O político alertou ainda para o facto de “muitos trabalhadores dos hotéis, que neste momento irão ter os seus salários reduzidos”, necessitarem de instrumentos capazes de os permitir fazer face aos compromissos das rendas das habitações que, nas Ilhas da Boa Vista e Sal, “são consideradas elevadas”.

O mesmo lembrou também que “muitos destes cidadãos” não podem deslocar-se das Ilhas onde estavam a laborar para as suas Ilhas de origem.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos