Mindelo, 08 Abr (Inforpress) – O presidente da Comissão Política Regional do PAICV, em São Vicente, Alcides Graça, propõe a activação e preparação dos zeladores municipais para fazerem o levantamento das pessoas/famílias mais carenciadas nos bairros e distribuir melhor as ajudas.
Trata-se de uma das propostas do líder local do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), à Câmara Municipal de São Vicente, que podem, segundo a mesma fonte, “ajudar a mitigar os efeitos do covid-19 na vida das pessoas, sobretudo aquelas que mais sofrem com o confinamento obrigatório”.
“No âmbito das nossas responsabilidades políticas, e procurando apenas ser útil, sem qualquer pretensão política, afinal este não é o momento de fazer política, é o momento de estarmos todos juntos na mesma trincheira no combate ao covid-19”, assinalou Alcides Graça, através de um documento enviado hoje à imprensa.
Deste modo, além da activação dos zeladores municipais, o presidente da CPR propõe ainda a montagem de um centro de chamadas, com dez linhas grátis, com “atendedores tecnicamente preparados” e que nunca seriam os técnicos do Serviço Social.
“A câmara tem muitos trabalhadores inactivos neste momento que poderiam ser aproveitados” lançou Alcides Graça, para quem os técnicos do Serviço Social devem ocupar-se da triagem dos que mais necessitam, em concertação com os zeladores municipais.
Por outro lado, segundo a mesma fonte, ainda na área social, deve-se destacar uma equipa para, em “estreita articulação” com a delegada do Ministério da Educação e outras organizações, acompanhar a distribuição do cabaz de alimentos do Programa de Assistência Alimentar, criado pelo Governo.
“Desta forma evitar-se-ia a duplicação de apoio, aliviava-se a câmara e aumentava-se a eficácia e eficiência na distribuição de apoios às famílias carenciadas”, justificou.
De entre as 12 propostas, Alcides Graça sublinhou a transferência de dez milhões de escudos de verbas destinadas a eventos e/ou investimentos públicos municipais para a criação de um Fundo de Emergência Municipal, para cobrir o programa de assistência às pessoas carenciadas.
Convém que a edilidade, conforme o líder do PAICV, faça também a “suspensão imediata” do pagamento das rendas em todas as casas sociais, geridas pelo município, incluindo as do Programa Casa para Todos, por um período de três meses, a contar de 01 de Abril, e ainda isentar todas as vendedeiras que têm espaços para venda nos diversos mercados municipais, da taxa/renda mensal por um período de três meses a contar da mesma data.
Alcides Graça assegurou ter conversado sobre as propostas com o presidente substituto da câmara municipal, Rodrigo Martins, e se colocado a “inteira disposição” para colaborar em tudo aquilo que entenderem por bem.
“Porque juntos venceremos o inimigo comum”, concretizou.
Desde a última sexta-feira, Cabo Verde elevou para sete o número de casos de covid-19 com aparecimento de mais um caso em São Vicente.
Trata-se de uma cidadã de nacionalidade chinesa, 56 anos e casada, residente no Mindelo há cerca de cinco anos, que, segundo o Ministério da Saúde, não esteve ausente do país nos últimos tempos, não teve contacto com algum caso suspeito. Mas a filha esteve na Alemanha e regressou a Cabo Verde a 27 de Fevereiro.
LN/AA
Inforpress/Fim