Mindelo, 01 Abr (Inforpress) – O líder da Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em São Vicente defendeu hoje que “é importante” a instalação de um laboratório em São Vicente para servir a região norte do País.
Segundo frisou Alcides Graça, numa publicação no Facebook, um único laboratório para servir todo o país, com ligações aéreas cortadas, é “manifestamente insuficiente”.
A seu ver, “numa situação de emergência”, o laboratório da Praia atingiria o ponto de saturação rapidamente, deixando o país numa “situação difícil”.
“No combate ao covid-19 é muito importante dotar São Vicente de um laboratório com capacidade para realizar teste de despiste do vírus, para servir o Norte do País”, escreveu o político para quem “esta medida de descentralização é muito importante para a segurança do país”.
Hoje o delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, afirmou à Inforpress que as amostras do caso suspeito identificado na ilha nesta terça-feira ainda não chegaram ao laboratório na cidade da Praia devido à falta de transportes marítimos e aéreos.
Segundo o responsável da saúde na ilha, a falta de transporte tem condicionado o envio das amostras à capital, onde até agora existe o único laboratório para as análises ao novo coronavírus.
Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.
Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.
Nesta quarta-feira, apresentava-se como o quarto dia consecutivo em que não se registava nenhum caso do novo coronavírus.
A nível mundial, segundo dados divulgados hoje mostram que com um total de 30.063 mortes (para 458.601 casos), a Europa é o continente mais atingido pela pandemia de covid-19.
A Itália (12.428 mortes) é o país europeu mais afectado, seguida pela Espanha (8.189) e pela França (3.523).
CD/CP
Inforpress/Fim