Covid-19/São Salvador do Mundo: Celebrações do santo padroeiro adiadas para “momento mais oportuno”

Achada Igreja, 25 Abr (Inforpress) – As celebrações do santo padroeiro do município de São Salvador do Mundo, com mesmo nome, inicialmente previstas para este domingo, 26, vão ser adiadas “para um momento mais oportuno”, anunciou hoje o pároco local, António Leal.

Em declarações à imprensa, o padre explicou que tal decisão vai ao encontro das orientações da Diocese de Santiago, que recomenda o adiamento de todas as celebrações eucarísticas, no âmbito das festas dos santos padroeiros deste ano, “para um momento mais oportuno”.

Daí que, segundo ele, no momento oportuno vão marcar uma data para esta festa, sem, no entanto, avançar detalhes.

Entretanto, informou que a mesma vai ser agendada após a situação se normalizar, referindo-se à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

António Leal pediu a compreensão de todos pelo adiamento das celebrações, já que, lembrou, as festividades de São Salvador do Mundo atraem todos os anos devotos do santo de vários municípios de Cabo Verde e emigrantes

“Estamos num ano atípico, e é preciso cultivar o bom senso. E tendo em conta que não para fazer ajuntamento de pessoas a festa fica adiada para um momento oportuno. Pedimos a compreensão de todos e procuremos colocar a fé sempre no São Salvador do Mundo que vai nos guiar”, disse.

Na ocasião o pároco da Paróquia de São Salvador do Mundo pediu aos devotos do santo local para manterem confiança e fé no mesmo.

Esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, apelou aos salvadorenhos residentes na Cidade da Praia e outros concelhos para que se abstenham de se deslocarem para este município do interior de Santiago para festejar o “Nhu Sior du Mundu”.

E tendo em conta que, segundo ele, os salvadorenhos terão “muitos anos pela frente” para conviverem e para celebrarem as festividades do santo padroeiro, pediu a todos para evitarem esta deslocação para que não venham a pôr em perigo a saúde dos entes queridos e não só.

Aliás, para o chefe do executivo municipal não há motivos para esta deslocação tendo em conta que todas as actividades civis e religiosas estão canceladas por causa de covid-19.

Aos que pensam fazer festa em privado, Ângelo Vaz avisa que o estado de emergência prevê consequências para quem não cumprir as recomendações das autoridades sanitárias.

No entanto, pediu mais uma vez a todos para que celebrarem a festa do São Salvador do Mundo, assinalado este domingo, 26, em casa com os familiares.

Por causa da pandemia da covid-19, a autarquia decidiu cancelar todas as actividades programadas no âmbito das festividades do santo padroeiro.

Além de cancelar as actividades das festividades do Santíssimo Salvador do Mundo, nomeadamente torneios desportivos, festival de música “Nhu Sior du Mundu 2020”, feiras e inaugurações, a câmara decidiu cancelar a Feira de Turismo de Santiago “Feturis”, que estava prevista para 17, 18, e 19 de Abril.

Em Santiago Norte, todos os serviços das câmaras municipais continuam encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.

Também na região, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.

FM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos