Achada Igreja, 24 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal São Salvador do Mundo apelou hoje aos salvadorenhos residentes na Praia e outros concelhos que se abstenham de se deslocarem para este município do interior de Santiago para festejar o “Nhu Sior du Mundu”
“A câmara municipal, em articulação com o médico responsável do Centro de Saúde dos Picos, Esquadra da Policia Nacional local, e outros responsáveis decidiram juntos e numa só voz apelar a todos os salvadorenhos para se abstiveram de vir para Picos nesta quadra festiva que numa situação normal permitia aglomeração de pessoas, dado que esta pandemia já atingiu o mundo inteiro”, lançou Ângelo Vaz.
O autarca falava em conferência de imprensa, para alertar a população sobre o perigo eminente de contágio pelo novo coronavírus (covid-19) e para apelar às pessoas a comemorarem em casa as festividades do Dia do Município e Santo Padroeiro São Salvador do Mundo, que se assinala no próximo domingo,26.
“Este apelo fazemo-lo, sobretudo , para os filhos de São Salvador do Mundo que estão, de momento, a viver na Praia e outros município de Cabo Verde. (…) Não venham para Picos com a intenção de comemorar e festejar, porque o momento não é para festa”, disse.
Segundo o edil, a autarquia e os parceiros decidiram, “numa só voz”, lançar este apelo porque têm constatado a vinda para Picos nos últimos dias, sobretudo de pessoas da cidade da Praia e de bairros com casos positivos da doença para este município do interior de Santiago.
Tendo em conta que, segundo ele, os salvadorenhos terão “muitos anos pela frente” para conviverem e para celebrarem a festa de “Nhu Sior du Mundu”, pediu a todos para evitarem esta deslocação para que não venham a pôr em perigo a saúde dos entes queridos e não só.
Aliás, para o chefe do executivo municipal não há motivos para estas deslocação tendo em conta que todas as actividades civis e religiosas estão canceladas por causa de covid-19.
Aos que pensam fazer festa em privado, Ângelo Vaz avisa que o estado de emergência prevê consequências para quem não cumprir as recomendações das autoridades sanitárias.
No entanto, pediu mais uma vez a todos, para que celebrarem a festa do São Salvador do Mundo, assinalado no próximo domingo,26, em casa com os seus familiares.
Por causa da pandemia da covid-19, a edilidade salvadorenha deliberou cancelar todas as actividades programadas no âmbito das festividades do Dia do Município e Santo Padroeiro São Salvador do Mundo..
Além de cancelar as actividades das festividades do Santíssimo Salvador do Mundo, nomeadamente torneios desportivos, festival de música “Nhu Sior du Mundu 2020”, feiras e inaugurações, a edilidade decidiu cancelar a Feira de Turismo de Santiago “Feturis”, que estava prevista para 17, 18, e 19 de Abril.
Em Santiago Norte, todos os serviços das câmaras municipais continuam encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.
Também na região, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.
FM/JMV
Inforpress/Fim