Calheta, 26 Abr (Inforpress) – Os pescadores de São Miguel juntaram-se e realizaram um “pesca solidária”, dedicando toda a safra da faina de hoje às famílias em situação de dificuldades desse município do interior de Santiago, por causa do novo coronavírus (covid-19).
A informação foi avançada hoje pela autarquia na sua página de Facebook, indicando que este gesto dos homens do mar micaelense vai contribuir para reforçar a dieta alimentar dessas famílias, que neste momento estão desprovidos de recursos para adquirir peixe ou carne.
“Foi uma boa quantidade de peixes distribuída às famílias que se maravilharam com o gesto nobre dos nossos pescadores”, reagiu o município liderado por Herménio Fernandes.
“Um bem-haja aos pescadores e que a solidariedade continue a prevalecer entre nós! Isso é uma prova de que juntos, ultrapassaremos esta situação e retomaremos a normalidade. Por isso, faça a sua parte, ficando em casa”, lê-se na mesma publicação.
Em Santiago Norte, todas as autarquias têm em curso a segunda fase de distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas, e continuam a receber bens de primeira necessidade de empresários e pessoas singulares, sobretudo emigrantes.
Também na região, com registo de dois casos positivos no Tarrafal, todos os serviços das câmaras municipais continuam encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.
Todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.
Cabo Verde passa a contar agora com 106 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 53 na ilha de Santiago (dos quais 50 no concelho da Praia, dois no concelho do Tarrafal, um em São Domingos), 52 na Boa Vista e um em São Vicente.
Do total dos 106 casos confirmados, constam um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
FM/JMV
Inforpress/Fim