Covid-19/São Filipe: Presidente da câmara promete criar condições para que cargas vindas da América cheguem à ilha

São Filipe, 24 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, prometeu criar as condições para que as cargas vindas dos Estados Unidos da América, no navio Agena, cheguem à ilha “o mais cedo possível”.

O autarca avançou que não foi contactado pela companhia Atlantic Shipping, mas que tomou conhecimento da situação através da comunicação social e que vai estabelecer contactos com as autoridades nacionais e com a própria companhia no sentido de criar as condições para que o navio possa deslocar-se à ilha e fazer a descarga no porto de Vale dos Cavaleiros.

O navio devia escalar o porto de Vale dos Cavaleiros na passada segunda-feira, 20, mas problemas com a disponibilização de um piloto ou oficial de Marinha Mercante de Cabo Verde para atracar o navio nos portos das ilhas do Fogo e Brava, como é exigido, devido a situação de pandemia de novo coronavírus, está na base deste atraso.

Nogueira indicou que neste momento há um problema nas cargas que chegam da Cidade da Praia porque o equipamento instalado no porto de Vale dos Cavaleiros para desinfecção e tratamento funciona a base de água, observando que se para carro o sistema funciona sem problemas, mas para produtos condicionados em sacos ou cartões já não é aconselhável.

Neste momento a câmara está à procura de uma máquina de fumigação para desinfectar as cargas com jactos de lixívia e já accionou a Protecção Civil para ajudar a encontrar esta solução.

Igualmente está-se à busca de equipamentos de protecção individual dos estivadores, já que os disponibilizados pela empresa são insuficiente e neste momento necessitam de mais equipamentos de protecção.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos