São Filipe, 02 Out (Inforpress) – A escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, em São Filipe, dispõe de dois espaços de isolamento devidamente apetrechados e com uma equipa preparada para acolher eventuais casos da covid-19.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pela secretária da escola, Joaquina Rodrigues, após um aluno do 12º ano, contacto directo de um caso positivo, ter testado positivo no teste PCR (Polymerase Chain Reaction), à covid-19.
Segundo explicou, o aluno foi abordado pelas autoridades de saúde há cerca de 10 dias para recolha de amostras e como não estava a sentir quaisquer sintomas foi à escola no primeiro dia de aula, 01 de Outubro. Logo nas primeiras aulas foi retirado da sala sem que os demais colegas apercebessem, assim como a delegacia de saúde comunicou o resultado positivo.
O mesmo foi colocado num dos espaços de isolamento no bloco principal e depois transportado de ambulância para o espaço de isolamento institucional localizado em Almada.
Apesar de ter recolhido amostra há mais de uma semana, o irmão que estuda o sétimo ano na referida escola também foi retirado da sala e colocado no espaço de isolamento e após recolha de amostras para realização de teste PCR está em isolamento domiciliar a aguardar respostas.
Joaquina Rodrigues clarifica assim de que se trata de um aluno com teste positivo, adiantando que as duas salas foram devidamente higienizadas.
Além de espaço de isolamento, um para cada edifício, a escola dispõe de dois lavatórios à entrada dos dois edifícios, com álcool gel para desinfecção das mãos.
O pessoal operacional ligado a limpeza da escola está, segundo a mesma, devidamente instruída sobre os procedimentos em caso de ocorrência de casos positivos.
Na quinta-feira, a ilha reportou mais 10 novos casos da covid-19, elevando para 200 o número acumulado de casos, mas esta manhã o director do hospital regional São Francisco de Assis avançou a Inforpress pelo menos mais dois novos casos positivos em São Filipe.
A ilha do Fogo registou quinta-feira mais 10 casos de infecção pelo novo coronavírus, passando a contabilizar mais de duas centenas de casos acumulados desde 17 de Agosto, sendo que cerca de duas dezenas são casos activos.
Neste momento, a ilha atingiu, pelo menos os 202 casos acumulados desde 17 de Agosto, altura em que se diagnosticou o primeiro caso, sendo 168 nos Mosteiros, 33 no município de São Filipe e um caso no município de Santa Catarina, e dois óbitos, um nos Mosteiros e outro em São Filipe.
Estão hospitalizados quatro pacientes, dos quais dois devem receber alta e outros dois em estado que aspiram cuidados médicos, sendo um em estado grave.
JR/CP
Inforpress/Fim