Porto Novo, 30 Abr (Inforpress) – A Região Sanitária de Santo Antão exorta os santantonenses a manterem “rigorosamente” as medidas gerais de higiene, de restrições e de distanciamento social para que esta ilha continue sem casos do novo coronavírus (covid-19).
Numa nota publicada, a Região Sanitária de Santo Antão reconhece “os esforços” do Governo, mas também da equipa regional de intervenção rápida, das equipas de saúde de todos os concelhos, dos seus parceiros e da população, em geral, que fizeram com que a ilha continue até agora livre da pandemia.
Esta região sanitária diz contar com “o cumprimento responsável de todos” das medidas de prevenção, já que o fim do estado de emergência para as ilhas sem casos de covid-19 “não anula a possibilidade de circulação do vírus”.
“Antes pelo contrário, estaremos expostos a outros tipos de situações, pelo que as medidas gerais de higiene, de restrições e de distanciamento social serão mantidas rigorosamente e contamos com o cumprimento responsável de todos”, refere a mesma fonte.
Segundo a nota, as estruturas de saúde em Santo Antão continuam “adaptadas” e as equipas permanecem “em alerta máxima para detenção de casos suspeitos e dar o devido seguimento”.
As autoridades de saúde em Santo Antão, que solidarizaram com as ilhas atingidas pelo novo coronavírus, apelam aos cidadãos para evitarem sempre as aglomerações e, caso precisem de serviços onde tenham mais pessoas, manterem a distância recomendada.
Cabo Verde regista 113 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (59), da Boa Vista (53) e de São Vicente (um).
Destes casos testados positivos há a registar dois recuperados e uma morte, um cidadão inglês de 62 anos.
JM/ZS
Inforpress/Fim