Assomada, 27 Abr (Inforpress) – Quatro viaturas de pessoas foram aprendidas no último fim-de-semana e a oito indivíduos foram aplicados coimas de cinco contos, em Santiago Norte, por terem violado o decreto sobre o estado de emergência no país por causa da covid-19.
A informação foi avançada hoje à Inforpress, pelo comandante regional da Polícia Nacional (PN) de Santiago Norte, Estêvão Tavares Vaz, indicando ainda que foi detido um indivíduo por posse de estupefaciente e apresentado ao Ministério Público.
A mesma fonte lembrou que, de entre outras medidas, o decreto limita circulação de viaturas e de pessoas na via pública, sem justificação ou autorização para tal.
Relativamente à circulação de viaturas na via pública, explicou que dentro deste quadro a lei permite só circulação de “viaturas essenciais”, nomeadamente, Polícia, Saúde, Protecção Civil, informando que nos demais casos os proprietários dos veículos têm que ter uma autorização da entidade patronal ou têm que provar que estão na via para procurarem bens de primeira necessidade.
“Apelamos às pessoas para permanecerem em casa e para colaborarem com as autoridades policiais e sanitárias”, invocou mais uma vez o comandante.
Em Santiago Norte, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo do novo coronavírus (covid-19).
Também na região, todos os serviços das câmaras municipais continuam encerrados, estando a funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente Protecção Civil, Delegacia de Saúde e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.
Cabo Verde conta com 109 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 55 na ilha de Santiago (dos quais 52 no concelho da Praia, dois no concelho do Tarrafal, um em São Domingos), 53 na Boa Vista e um em São Vicente.
Do total dos 109 casos confirmados, constam dois recuperados e um óbito.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
FM/JMV
Inforpress/Fim