Pedra Badejo, 03 Abr (Inforpress) – O ‘rapper’ santa-cruzense Eddy Desigual, que vive em Portugal, e outros emigrantes fizeram a doação de géneros alimentícios à autarquia para distribuir às famílias “mais vulneráveis”, num momento em que o País se encontra em estado de emergência.
A informação foi avançada na página do Facebook da câmara municipal, que revelou que várias empresas, organizações e pessoas anónimas estão a colaborar com a edilidade para juntos apoiarem as famílias de “baixa renda”.
Segundo a mesma fonte, o jovem Jailton Lopes, que reside em França, fez uma doação de 330 quilos de arroz.
Só esta quinta-feira, 02, a autarquia obteve mais de dois mil quilos de arroz oferecidos por pessoas e empresas.
Na terça-feira, 31 de Março, um agricultor local doou 200 quilos de batatas.
Os comerciantes chineses fizeram, na sexta-feira, 27, uma doação de mais de 200 contos em produtos de primeira necessidade.
Na ocasião, o presidente da câmara, Carlos Silva, que falava à Inforpress, agradeceu os chineses pela iniciativa, ao mesmo tempo que lançava o repto para outras pessoas seguirem o exemplo.
“Neste momento, para nós este gesto é do tamanho do mundo porque não medimos pela quantidade de coisas que recebemos, mas sim pelo gesto e a boa vontade”, declarou.
A câmara municipal anunciou que vai iniciar a distribuição das cestas básicas às famílias “mais vulneráveis” a partir deste sábado, 04.
De acordo com o ‘site’ oficial da informação sobre a covid-19, Cabo Verde regista “35 suspeitos acumulados, seis casos confirmados, zero recuperados e um óbito”.
Em Santiago Norte, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.
A pandemia de covid-19 já ultrapassou a barreira de um milhão de infectados e de 50.000 mortos em todo o mundo, desde Dezembro, segundo o último balanço da agência France-Presse, a partir de dados oficiais.
Segundo dados recolhidos pela agência noticiosa francesa AFP junto das autoridades oficiais dos países, já existem 1.000.036 casos de infecção, incluindo 51.718 mortes, em 188 países e territórios, principalmente nos Estados Unidos (234.462 casos, incluindo 5.607 mortes), onde a pandemia está actualmente a progredir mais rapidamente.
WM/CP
Inforpress/Fim