Covid-19/Santa Cruz: Campanha “Envie esperança em vez de pânico” doa produtos arrecadados

Pedra Badejo, 05 Abr (Inforpress) – O promotor da campanha “Envie esperança em vez de pânico” doou hoje à autarquia santa-cruzense os produtos arrecadados para ajudar as famílias mais vulneráveis do município durante o estado de emergência decretado por causa da covid-19.

A informação foi revelada à Inforpress pelo promotor da iniciativa, Anilton de Carvalho, que fez um balanço positivo da campanha, tendo em conta que, segundo ele, deu para notar que as pessoas querem ajudar.

A campanha conseguiu doar 20 mil escudos em produtos da primeira necessidade.

“Foi muito bom”, considerou, realçando que esses produtos vão reforçar outros já arrecadados pela Câmara Municipal de Santa Cruz, fazendo com que as cestas básicas cheguem aos mais necessitados.

Conforme observou, a campanha “Envie esperança em vez de pânico” tornou-se num “grande movimento” ao englobar a produção da máquina “anti-infecciosa” de lavagem das mãos, feita pelo jovem santa-cruzense Abílio Tavares.

Abílio Tavares explicou à Inforpress que seus amigos apelidaram o aparelho de “máquina anti-infecciosa” porque permite que as pessoas lavem sem tocar as mãos na máquina para abrir água.

“Tendo em conta esta pandemia e as recomendações para não se tocar a mão em certas coisas e certos cuidados na hora de lavar a mão como, por exemplo, lavar a cabeça da torneira, optei por criar este equipamento que podemos abrir a água com o pé sem ter que tocar na torneira”, demonstrou.

O equipamento é constituído por uma vasilha, que pode ser um “barril pequeno”, com uma torneira de segurança apoiada por uma mola de pressão ligada a uma pedaleira através de um cabo.

A pedaleira funciona como um acelerador e, ao pressionar o pé, a água sai automaticamente.

Além desses materiais, a máquina, que foi distribuída para alguns pontos de Pedra Badejo, é composta por tubos de canalização e alguns metais.

A campanha engloba ainda a sensibilização da população através de carro de som, que percorre de rua em rua a levar informações para os munícipes.

De realçar que subiu para sete o número de casos confirmados da covid-19 em Cabo Verde, desta vez na ilha de São Vicente, somando assim três ilhas do arquipélago com registo da doença.

Em Santiago Norte, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da covid-19.

WM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos