Assomada, 15 Abr (Inforpress) – Os emigrantes de Travessa Baixo, Ribeira dos Engenhos, no concelho de Santa Catarina, uniram-se em torno de uma campanha solidária para ajudar as famílias da localidade a suportar os efeitos das medidas de precaução a pandemia da covid-19.
O porta-voz da campanha, Gilson Moreira Cabral, que reside na Cidade da Praia, explicou à Inforpress que a iniciativa surgiu após receber um convite para participar num grupo de apoio à comunidade de Fonte Lima, acção que o inspirou a criar um grupo no Messenger com emigrantes de Travessa Baixo e alguns jovens residentes, a fim de juntos pensarem numa solução para a sua comunidade.
“A reacção da nossa comunidade na diáspora foi extraordinária”, garantiu, acrescentando que todos os emigrantes aderiram à iniciativa, expondo as suas preocupações.
A campanha visa angariar fundos para a compra produtos da primeira necessidade, como géneros alimentícios e artigos higiénicos, para distribuir às famílias, que receberão, também, uma quantia simbólica para a compra de água potável, uma vez que a localidade sofre com a escassez deste líquido.
“Queremos oferecer às famílias e crianças condições necessárias para ultrapassarem este momento difícil”, afirmou, mostrando-se expectante em conseguir abranger praticamente todas as famílias de Travessa Baixo.
Em menos de 48 horas a campanha já superou a expectativa da organização, que pretendia arrecadar 500 euros através da plataforma “Lyf pay”, mas já se conseguiu mobilizar 1211, cerca de 120 mil escudos, e as pessoas continuam a aderir à esta causa.
Até o momento 27 pessoas já fizeram a sua doação e a organização prevê angariar 1700 euros até dia 18, que é a data limite para a transferência.
Travessa Baixo é uma localidade situada na Ribeira dos Engenhos, Santa Catarina, com uma população de cerca de 500 habitantes.
A agricultura e criação de gado são as principais actividades económicas da povoação, daí a preocupação para com as famílias que vêm sofrendo com três anos consecutivos da seca e mau ano agrícola.
Com esta campanha se pretende apoiar cerca de 80 famílias, que se encontram em uma “situação complicada”, tendo em conta que dependem “exclusivamente” da remessa dos emigrantes e do apoio dos filhos residentes empregados.
De realçar que a taxa do desemprego é alta em Travessa Baixo, uma vez que num total de 500 pessoas, apenas seis ou sete jovens encontram-se empregados.
O Ministério de Saúde e da Segurança Social confirmou hoje que 45 das 196 amostras aos trabalhadores que estiveram de quarentena no hotel Riu Karamboa, na ilha da Boa Vista, testaram positivas.
De acordo com a informação divulgada pelo Governo, num total de 196 amostras realizadas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, no Hospital Agostinho Neto, 147 tiveram resultados negativos, 45 positivos, ao passo que quatro se encontram pendentes.
Com estes 45 casos, elevam para 56 os casos positivos testados em Cabo Verde, sendo 52 na ilha da Boa Vista, três na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.
WM/CP
Inforpress/Fim