Covid-19/Sal: PN faz trabalho de sensibilização mas promete endurecer medidas se as pessoas infringirem

Espargos, 30 Mar (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN), no Sal, tem pautado por um trabalho de sensibilização, nestes primeiros dias de estado de emergência do país, no âmbito da pandemia da Covid-19, mas promete endurecer as actuações se as pessoas transgredirem.

Por enquanto, os agentes policiais vão se desdobrando em acções de sensibilização, deslocando-se nas viaturas a diferentes zonas, no sentido de se fazer as pessoas, a comunidade, entender a razão das medidas, já que pela primeira vez na história de Cabo Verde, o país passa por uma situação de declaração de estado de emergência.

No fim-de-semana as ruas encontravam-se praticamente desertas, mas hoje, dia de expediente, notava-se alguma movimentação nas artérias da cidade dos Espargos, nas imediações dos bancos e lojas, especialmente.

Entretanto, no domingo, conforme soube a Inforpress, a PN identificou mais de 30 pessoas a andar na rua, tendo detido, de entre elas, um indivíduo por desobediência.

Alertando pelo estado de contingência, e a explicar as regras a que o regulamento obriga, a polícia continua numa acção de sensibilização.

Todavia, acautela para o bom senso e cumprimento das normas, evitando, assim, avançar para o endurecimento das medidas, isto é, fazer as pessoas cumprir, e deter os que desobedecerem.

A intenção, segundo fonte policial, não é assustar as pessoas, mas fazer cumprir o estabelecido, face a este momento, particular, em que o país e o mundo atravessam, para a protecção da saúde e vida humana.

Para travar a progressão da pandemia, o Presidente da República declarou estado de emergência desde às zero horas do dia 29 de Março até ao dia 17 de Abril.

De entre os direitos suspensos com a declaração de estado de emergência é a liberdade de movimento.

Cabo Verde registou até este momento seis casos de Covid-19 e uma morte.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos