Covid-19/Ribeira Grande: Equipa multidisciplinar acompanha idosos em situação de vulnerabilidade

Ribeira Grande, 21 Abr (Inforpress) – Uma equipa multidisciplinar tem vindo a acompanhar os idosos em situação de vulnerabilidade no concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, durante este período de estado de emergência em que os centros de dia estão encerrados.

Essa equipa integra representantes da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da delegacia de Saúde, do hospital regional João Morais e da Cruz Vermelha com a incumbência de facultar a necessária assistência àqueles que são portadores de doenças crónicas e não conseguem deslocar-se às estruturas de Saúde para prosseguirem o seu tratamento.

Numa nota de imprensa, o edil ribeira-grandese, Orlando Delgado, diz que perante esta situação emergencial que ditou medidas de distanciamento social e de protecção da população mais vulnerável, sobretudo da população idosa, a câmara optou pelo encerramento dos quatro centros de dia existentes no concelho.

Trata-se de uma medida que, de acordo com a nota assinada por Orlando Delgado, tem impacto na vida dos idosos, sobretudo daqueles que estão em isolamento e sem amparo familiar, mas não significa o abandono dos idosos, cuja subsistência foi acautelada com cestas básicas, de modo a mitigar situações de carência nutritiva.

Por outro lado, reconhecendo que nem todos têm condições para executarem os cuidados alimentares e outros cuidados essenciais, a câmara municipal está a implementar o programa de cuidadores, em parceria com o Ministério da Família e da Inclusão Social, com o objectivo de cuidar das pessoas idosas em situação de isolamento.

“A Câmara Municipal da Ribeira Grande sempre deu uma atenção especial à terceira idade e, neste período de contingência, continuaremos a fazê-lo de forma responsável, engajada e preocupada com a segurança destes e de todos”, diz Orlando Delgado.

Segundo o autarca, esta é uma luta de todos, e não apenas das instituições, pelo que louvou “todos os actos de solidariedade para com os idosos e agradecer a todos, anónimos ou não, pelo envolvimento nesta causa “.

HF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos