Assomada, 01 Abr (Inforpress) – A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) acaba de receber 31 novos enfermeiros graduados de nível 1, do total dos 179 profissionais que passaram no concurso realizado pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo director da RSSN, João Baptista Semedo, indicado que estes profissionais de saúde vão ser distribuídos pelo Hospital Regional Santa Rita Vieira (18), e as quatro delegacias de Saúde, mormente, de Santa Catarina (4), de Santa Cruz (4), de São Miguel (2), do Tarrafal (3).
“Os enfermeiros vieram reforçar as estruturas de saúde, num momento crucial, em que o mundo e país estão a atravessar no concernente ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid19)”, vincou o responsável de Saúde.
Ou seja, ajuntou que esses técnicos vêm engrossar a lista dos profissionais de saúde disponível para fazer face a actual situação, referindo-se à Covid-19.
A mesma fonte lembrou que a nível da região trabalha cerca de 117 enfermeiros e com mais esses 31, vai reforçar o contingente de enfermagem.
A RSSN conta com quatro delegacias de saúde, um hospital regional e dois centros de saúde (São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo), que dependem da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e da Delegacia de Saúde de Santa Cruz.
Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.
Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.
Pelo quatro dia consecutivo Cabo Verde não regista nenhum caso do novo coronavírus.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O número de mortes em África subiu para 196, num universo de mais de 5.700 casos confirmados em 49 países, de acordo com as estatísticas sobre a doença no continente.
FM/JMV
Inforpress/Fim