Covid-19/Praia: Ministério da Saúde garante que HAN tem escala de profissionais exclusivos à ala de isolamento

Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) – O Hospital Agostinho Neto (HAN) na cidade da Praia tem uma escala de profissionais exclusivamente destacados para a ala do isolamento dos doentes de Covid-19, conforme garantiu hoje o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças.

“O hospital tem uma escala para profissionais de saúde, dedicada exclusivamente para a ala do isolamento e tem outros profissionais de saúde para fazer as urgências”, firmou Jorge Noel Barreto, durante a conferência de imprensa diária sobre a Covid-19

Aquele responsável respondia assim a jornalistas que disseram estar em posse de informações, segundo as quais há médicos da ala do isolamento que têm feito serviços, nomeadamente aos fins-de-semana, no banco de urgência daquele hospital central.

O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças garantiu que no HAN há uma equipa permanente para os doentes em isolamento, que avalia os casos de Covid-19 e que a mesma “não se mistura com as outras pessoas que estão a fazer urgências normais.”

“As pessoas devem ter em consideração que as normas já existem, os procedimentos estão cada vez mais a ser tidos em consideração”, disse o responsável, frisando que “as pessoas estão muito mais atentas”, mas também que “os profissionais de Saúde também estão atentos e a zelar para o cumprimento das normas que existem em relação a prevenção das doenças infecciosas”.

Conforme explicou Jorge Noel Barreto, há todo um conjunto de procedimentos que são tidos numa perspectiva de reduzir o máximo possível o risco de propagação. São exemplos, a utilização de equipamento de prevenção pessoal e outras medidas de prevenção como a lavagem e desinfecção das mãos”.

“Nós sabemos que nem tudo conseguimos, ou seja, dar garantias de 100%, mas as medidas que nós estamos a implementar, ou que são implementadas nos hospitais, são medidas universais e de precauções já conhecidas”, acrescentou.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infectou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos