Covid-19/Porto Novo: Edilidade isenta populações das zonas altas do pagamento de água auto-transportada até Junho

Porto Novo, 18 Abr (Inforpress) – As populações dos planaltos Norte e Leste, no Porto Novo, Santo Antão, estão, a partir de Abril, e durante três meses, isentas do pagamento de água auto-transportada para consumo doméstico, fornecida pela edilidade porto-novense às duas comunidades.

Trata-se de uma decisão da câmara do Porto Novo, que se enquadra num conjunto de “medidas excepcionais e temporárias” anunciadas, sexta-feira, pela autarquia, “para fazer face aos efeitos” da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em todo o município.

Além de isentar, entre Abril e Junho, o pagamento de água auto-transportada para consumo público às comunidades dos planaltos Norte e Leste, “nas mesmas quantidades até agora disponibilizadas”, a edilidade decidiu ainda proceder ao desconto de 50 por cento (%) no preço de água vendida aos criadores de gado em todo o concelho, “nos  próximos seis meses”.

Segundo o executivo camarário, foi, também, atribuído, durante Abril e Maio, junto dos Serviços Autónomos de Águas e Saneamento, “um bónus” de dois metros cúbicos de água de consumo às famílias inscritas no cadastro social único (grupos I e II), aprovado pelo Governo, através do Ministério da Família e Inclusão Social.

Essas medidas, que começam a vigor já a partir deste mês de Abril, vão ainda, além de fazer face aos efeitos do covid-19, permitir às populações das zonas altas, muito fustigadas pela seca, minimizar os impactos negativos dos três maus anos agrícolas consecutivos, neste concelho.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos