Covid-19/Porto Novo: Edil exorta porto-novenses a não baixarem a guarda na prevenção da pandemia 

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – O edil do Porto Novo enalteceu hoje o facto de o seu município chegar ao fim do estado de emergência sem registo de qualquer caso positivo de covid-19, que se deveu ao “esforço e atitude responsável” dos porto-novenses.

Numa mensagem dirigida aos munícipes para assinalar o “fim deste período difícil”, Aníbal Fonseca exortou a população do concelho do Porto Novo a não “baixar a guarda” e a “manter a mesma atitude, continuar a ser vigilantes e cautelosos”.

“Graças ao esforço e à atitude responsável de todos os porto-novenses, e de cada um de nós, estamos chegando ao fim deste período difícil, sem registo de qualquer caso positivo de covid-19 no Porto Novo e em Santo Antão”, regozijou-se o autarca.

O presidente da câmara do Porto  Novo pediu ainda “muita atenção”, quando se trata de prevenir e combater “este vírus altamente contagioso”, causador da covid-19, que já está presente nas ilhas da Boa Vista, de Santiago e de São Vicente, mas que pode propagar-se muito fácil e rapidamente”.

“Por isso, não podemos baixar a guarda. Temos que manter a mesma atitude, continuar a ser vigilantes e cautelosos”, sublinhou Aníbal Fonseca, reconhecendo que “todos os portonovenses estiveram e estão responsavelmente empenhados, não só na luta contra a doença, como também no “suporte social aos mais vulneráveis”.

Neste “período de transição gradual para a normalidade”, o edil do Porto Novo reiterou o “forte apelo”  aos  munícipes “no sentido de manterem a mesma atitude responsável, serem vigilantes e cuidadosos nos contactos com outras pessoas”.

Evitar aglomerações de pessoas que possam pôr em causa a saúde do colectivo e, de modo geral, respeitar as instruções das autoridades de saúde são outros aspectos que os portonovenses devem, também, ter em conta, segundo o presidente da câmara.

“As empresas e os serviços públicos e privados devem retomar as suas actividades normais, mas devem acautelar e implementar medidas que garantam a protecção dos seus trabalhadores e utentes”, concluiu o autarca.

Cabo Verde conta 90 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (54), de Santiago (35), e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outro dos doentes já foi dado como recuperado.

Desde 18 de abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios

JM7HF/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos