Porto Novo, 28 Abr (Inforpress) – O presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, esclareceu hoje que toda a programação e actividades culturais neste município santantonense estão canceladas, incluindo as festividades de São João, que se comemoram a 24 de Junho.
A câmara divulgou, segunda-feira, 27, uma deliberação sobre a extensão do período de cancelamento das festas populares e de toda a programação cultural no concelho, por mais 60 dias, a qual não incluiu São João, mas o presidente da câmara veio a esclarecer que, antes, a 17 de Abril, o executivo camarário já tinha tomado a decisão de cancelar também as festas de São João, deste ano.
“Claramente, tudo o que diz respeito às festas de São João está cancelado”, notou o presidente da edilidade portonovense, que informou que estão suspensos todos os eventos neste município até finais de Agosto.
Em finais de Março, o presidente da câmara do Porto Novo havia declarado que estava em andamento a logística das festas de São João, iniciada em Outubro do ano transacto, inclusive com contratos já assinados com alguns grupos e artistas, mas com “cláusulas” que salvaguardavam os interesses do município.
Entretanto, a 17 de Abril, o elenco camarário decidiu pelo cancelamento destas festas, uma das mais populares que se realizam em Cabo Verde, esclareceu hoje à Inforpress, o edil porto-novense.
Na sua mais recente deliberação, a autarquia decidiu cancelar, também, as festas de São José em Lagoa do Planalto Leste e Espongeiro, a 01 de Maio, de Nossa Senhora de Fátima em Alto Mira, a 13 de Maio, de Nossa Senhora da Visitação, a 31 de Maio, em Casa de Meio, de Santo António, a 13 de Junho, em Chã de Norte e Monte Trigo.
JM/AA
Inforpress/Fim