Covid-19: Parlamento aprova alteração da Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O parlamento aprovou nesta quarta-feira,   por unanimidade, a proposta de lei que altera a Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde (BCV), que permitirá ao Banco Central injectar 45 milhões de contos nos bancos comerciais.

A proposta de lei foi aprovada com um total de 38 votos, a unanimidade dos deputados presentes, sendo 23 do Movimento para Democracia (MpD, poder) e 15 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

Os deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) não se encontravam presentes.

No final da sessão, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, o vice primeiro-ministro e ministro das Finanças reafirmou que as micro, pequenas e médias empresas vão ter 4 milhões de contos à disposição.

“Queremos ter aqui um compromisso entre BCV, Governo e bancos comerciais para que o empréstimo, o crédito, possa chegar às empresas e aos particulares que precisarem desse crédito neste momento de aflição em termos de tesouraria, tendo em conta o impacto económico da pandemia que é um impacto muito forte, muito duro, muito doloroso sobre as empresas, sobre os particulares”, afirmou.

Olavo Correia revelou ainda que as negociações com o Banco Mundial, o FMI, o BAD, a União Europeia, o Luxemburgo e os demais parceiros de Cabo Verde “estão a decorrer bem” e “com muita compreensão”.

O ministro das Finanças esclareceu também que o Banco Central vai aplicar uma taxa inferior a 1 por cento (%) para que os bancos comerciais também reduzam as taxas de juros.

Na mesma sessão foi também aprovada por unanimidade a proposta de lei que estabelece medidas excepcionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus,   e também a ratificação da autorização para declaração do estado de emergência decretado pelo Presidente da República.

GSF/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos