Covid-19: País prepara-se para aumentar resiliência no pós-estado de emergência – Artur Correia (c/áudio)

Cidade da Praia, 24 Abr. (Inforpress) – O director nacional de Saúde disse hoje que faz todo o sentido o País estar preparado para aumentar a sua resiliência no pós-estado de emergência, com o uso alargado de máscaras adequadas para limitar a propagação da covid-19.

Artur Correia fez esta observação na manhã de hoje, no Palácio do Governo, no período que antecedeu o anúncio do primeiro-ministro sobre as medidas de restrições no período pós-estado de emergência, quando associadas a outras medidas preventivas como a higiene das mãos, distanciamento social e confinamento domiciliar.

Explicou que estas medidas ajudam a reduzir o risco de propagação por vírus respiratório, mas chamou a atenção de todos para o facto de as máscaras comunitárias (não médicas)  deverem ser confeccionadas, de acordo com as normas nacionais que serão  emitidas “muito brevemente” pela Entidades Reguladora Independente de Saúde (ERIS).

Recomenda que as máscaras de uso médico devem ser reservadas aos doentes com sintomas respiratórias, idosos com idade superior a 65 anos, doentes crónicos ou imunossuprimidos,  profissionais de saúde, pessoas que prestam socorros como bombeiros, paramédicos e voluntários.

Disse que o Instituto Nacional de Saúde deverá garantir a produção de material informativo em relação a utilização adequada das máscaras, especialmente a sua colocação e a sua remoção, para permitir que esta iniciativa de utilização alargada seja acautelada a todas as medidas preventivas e de rigor, para a segurança das pessoas e da comunidade

Quanto a utilização alargada de testes de forma progressiva, Artur Correia disse ser crucial obedecer aos limites da sua disponibilidade no País, de forma a ultrapassar o âmbito da sua utilização nos casos suspeitos, alegando ser já uma prática corrente no País, nas últimas semanas, para agora passar a incluir outros grupos e estar em sintonia com o Plano Nacional de Contingência.

Neste caso, explicou que são priorizados doentes que recorrem às estruturas de saúde com sintomatologia gripal, profissionais de saúde, bombeiros, agente de desinfecção e outros que lidam com o doente covid-19, incluindo o sector privado, todos os contactos de um caso confirmado e casos de infecção respiratória aguda com internamento hospitalar.

Estão ainda sujeitos a estas medidas todas as pessoas sujeitas a quarentena, profissionais que trabalham no atendimento de saúde, condutores de hiaces, autocarros, táxi e demais motoristas de veículos de transporte de passageiros.

Nas ilhas com casos registados, Boa Vista, Santiago e São Vicente, Artur Coreia adiantou que vão ser identificados “clausters” de populações definidas, designadamente bairros com muitas concentrações de pessoas e que vivem em condições de habitualidade precária.

Nas ilhas onde não se registam casos, sentenciou, será feito estudos com testes de rastreio para a detecção da circulação de anticorpos específicos do próprio vírus da covid-9, e para a detenção de possíveis casos assintomáticos, visando “agir proactivamente” para se tentar mitigar a disseminação do vírus na comunidade.

Com mais seis casos testados positivos anunciados na manhã de hoje, Cabo Verde passa a contar 88 casos de covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 33 no município da Praia (dois dos quais vindos da Boa Vista), um no concelho do Tarrafal, um no concelho de São Domingos e um na ilha de São Vicente.

Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.

Desde o dia 18 de Abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência em Cabo Verde, decretado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, sendo que para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, vai até às 24:00 de 02 de Maio, e nas restantes ilhas habitadas, sem casos diagnosticados, o estado de emergência vai até às 24:00 de 26 de Abril.

SR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos