Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O Ministério da Saúde esclareceu hoje que Cabo Verde registou mais quatro casos positivos da covid-19, todos confirmados no concelho da Praia, e não cinco, conforme avançara de manhã, perfazendo um total de 113 casos no país.
Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças explicou que os cinco casos positivos anunciados no comunicado do Governo saído hoje de manhã referiam a cinco amostras positivas, dos quais um exame de controlo.
Jorge Noel Barreto avançou que dos quatro casos positivos registados hoje na capital do país, três são resultantes de contactos assintomáticos e um sintomático, e fez saber que o Ministério de Saúde notificou esta terça-feira mais seis casos suspeitos, dos quais dois no concelho da Praia e quatro na ilha da Boa Vista.
Em relação a pessoas em quarentena, o País conta com um total de 456 indivíduos, dos quais 305 no concelho da Praia, 54 no Tarrafal, 33 em São Lourenço dos Órgãos, 36 em São Domingos, 15 em Santa Catarina, sete em São Vicente, cinco em São Filipe (Fogo) e um em São Nicolau.
Jorge Barreto disse que 75 por cento (%) dos casos confirmados da covid-19 em Cabo Verde são pessoas assintomáticas e 25% tem sintomas leves/moderados e que o País não tem registado até ao momento nenhum caso com critério de gravidade.
A Cidade da Praia passa a contar com 57 pessoas internadas no isolamento, “sem qualquer motivo de preocupação”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, com mais estes quatro testados positivos, Cabo Verde passa a contar com 113 casos positivos dos quais 59 na ilha de Santiago, sendo 56 no concelho da Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos, 53 casos positivos na ilha da Boa Vista e um em São Vicente.
Destes 113 casos testados positivos em Cabo Verde, há a registar dois recuperados, ambos cabo-verdianos, e uma morte, um cidadão inglês de 62 anos.
SR/CP
Inforpress/Fim