Covid-19: Ministro diz que número de casos mostra que medidas tomadas têm sido “eficazes”

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O número de casos que Cabo Verde registou até ao momento e a evolução da epidemia no País mostram que as medidas que têm sido tomadas têm sido eficazes, defendeu hoje o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

O governante, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da Covid-19 no País, afirmou que tais medidas têm contribuído para, praticamente, aplanar uma cura.

“É evidente que também não são essas medidas, apenas medidas do governo”, acrescentou o ministro, ressaltando que “a população tem vindo a cooperar” e que, por isso mesmo, o País se encontra nesta situação.

Arlindo do Rosário disse ainda que acredita que aquilo que tem sido feito “e bem”, irá permitir que não aconteça aquilo que é o cenário que a situação da Covid-19 não fuja do controle.

“Como eu disse, nada aponta para isso. Há pouco tempo, nós tivemos a possibilidade de apresentar aqui os cenários da evolução da epidemia (…) Nós fizemos a apresentação desse estudo, não era para assustar as pessoas, é porque são estudos que permitem, de facto, o governo também planear”, acrescentou.

O Ministério da Saúde e da segurança social confirmou hoje mais 6 casos positivos de covid-19.

Segundo o comunicado enviado às redacções, dos 64 exames realizados, 6 deram positivos, sendo 4 da transição local, na cidade da Praia, 1 no conselho de São Domingos ,1 importado de Portugal, 2 são dos casos diagnosticados anteriormente e 58 deram negativos.

Cabo verde, até momento, já tem 88 casos confirmados, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 32 no município da Praia (dois dos quais vindos da Boa Vista e um importando de Portugal), um no concelho do Tarrafal, em São Domingos e São Vicente, um recuperado e um óbito.

Dos casos em isolamento, segundo nota do Ministério da Saúde, todos os doentes da covid-19 estão em isolamento e tem evoluído sem sintomas ou com sintomas ligeiros.

De acordo com dados da Agência France Presse, foram registados a nível mundial 190.989 mortes e mais de 2.719.450 infectados em mais de 193 países por Covid-19.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos