Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, afirmou hoje que ainda é impossível prever o pico da infecção pelo novo coronavírus em Cabo Verde, ou seja, o momento crítico em termos de transmissão do vírus.
“Ainda não é possível. O número casos que nós temos, não só importados como de transmissão local, não permite ainda ter ideia, de facto, do nível da circulação do vírus no país”, explicou.
O governante que falava aos jornalistas no final de uma visita realizada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, às empresas de produção de distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos, Inpharma e Emprofac, realçou que de acordo com OMS a previsão é que até final de em Abril o país poderá ter todo o quadro em termos de evolução da curva epidémica.
Por isso, adiantou que as autoridades sanitárias estão a acompanhar a situação, tomando as medidas necessárias para evitar cenários piores.
“Creio que todas as medidas tomadas, até este momento, nomeadamente a contenção e distanciamento social terão impacto se as pessoas cumprirem as regras. Vamos acompanhar para avaliar até que ponto essas medidas estão a ser eficazes”, anotou.
Cabo Verde registou até este momento seis casos da Covid-19 e uma morte. Quatro dos seis casos foram registados na ilha da Boa Vista e outros dois na cidade da Praia, ilha de Santiago.
Para além desses casos importados e de transmissão local há registo de quatro casos diagnosticados em Portugal e que foram referenciados como sendo casos importados de Cabo Verde.
Sobre essa questão Arlindo do Rosário indicou que o director nacional de Saúde já entrou em contacto com a Direcção-Geral de Saúde de Portugal pedindo todas as informações, para que em Cabo Verde, se possa ver todo o quadro epidemiológico à volta desses casos.
“Portanto, é a identificação desses casos e todo histórico epidemiólogo para que possamos tomar as medidas”, disse.
A nível mundial a pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 33.244 pessoas desde que a doença surgiu em Dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 19:00 de domingo, a partir de dados oficiais.
Segundo a agência de notícias francesa, já foram diagnosticados mais de 697.750 casos de infecção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, e a pandemia espalhou-se por 183 países ou territórios.
MJB/CP
Inforpress/fim