Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje, na cidade da Praia, que foram recrutados 179 enfermeiros para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, em todos os concelhos do País, durante esta pandemia do novo coronavírus.
Durante um encontro com os profissionais de saúde do país, alguns via Skype, Ulisses Correia e Silva informou que para além de reforçar os enfermeiros, estão a acautelar a manutenção integral da remuneração dos profissionais de saúde e o seguro de vida durante esta fase de combate ao covid-19.
O Chefe do Governo informou ainda que estão em contacto com alguns países, como são os casos da China e de Cuba, no sentido de disponibilizarem especialistas que Cabo Verde necessita neste combate.
Reconhecendo o facto de os profissionais de saúde estarem na “linha da frente do embate e do combate nesta guerra e nesta luta”, Ulisses Correia e Silva enalteceu o esforço de cada um.
“É a última linha que separa a vida da morte e é precisamente por causa disso que, mais uma vez, nós temos que fazer tudo para não chegarmos a esta última linha”, disse o primeiro-ministro que apelou a “mais prevenção, mais isolamento, mais cuidado, mais disciplina, mais rigor a nível individual e a nível colectivo”.
Para o Chefe do Executivo é neste momento que se deve reconhecer os “heróis anónimos” que são reconhecidos “não pelos seus nomes, mas pela função e pela missão nobre de salvar vidas”.
Presente neste encontro, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, apelidou os enfermeiros de “soldados” que estão a trabalhar para a saúde da população em geral.
Segundo Arlindo do Rosário, o Ministério da Saúde já reorganizou os serviços no sentido de continuarem a dar uma “boa resposta”, não só na situação da pandemia, mas também porque há mais vida para além da covid-19.
Arlindo do Rosário assegurou que o Governo e o Ministério da Saúde têm tido a preocupação de ter as pessoas em primeiro lugar e fazendo com que “não lhes faltem o acompanhamento necessário em relação às situações de urgência, que não falte o tratamento necessário em termos de seguimento das doenças crónicas e que não falte o tratamento necessário aos idosos”.
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ivanilda Santos, enviou uma mensagem de encorajamento para todos os enfermeiros que estão na linha da frente desta luta, pela coragem e pelo empenho, e exortou-os a não se desanimarem porque vão vencer esta pandemia.
“Sabemos que em todo o mundo os profissionais de saúde têm uma taxa elevada de contaminação e apelo para tomamos cuidado, para não deixarmos de atender as pessoas, mas para cuidarmos de nós próprios e dos nossos familiares”, apelou a bastonária.
Estiveram presentes presencialmente o Bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson Veiga, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ivanilda Santos, a Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Orlanda Ferreira, entre outras personalidades.
AM/DR
Inforpress/Fim