Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através do Bureau Export Música Cabo Verde (BEM-CV) vai disponibilizar mil contos, no âmbito do edital “#EnPalco100Artistas”, para financiar as actuações e performances `online´ de 100 artistas cabo-verdianas.
Segundo o edital do concurso, cada artista e criador residente em Cabo Verde irá receber 10 mil escudos para uma actuação e `performances online´ nas redes sociais, com duração de 15 a 20 minutos, durante a pandemia do novo coronavírus.
Numa nota de imprensa enviada hoje à Inforpress, o MCIC informou que no âmbito deste edital, lançado no dia 06 de Abril com término no dia 12 do mesmo mês, candidataram-se 143 artistas e criadores.
Nas áreas de artes plásticas houve 13 candidaturas, na música 85, na dança 13, na área de Slam/Poesia/Literatura houve três candidaturas, no Stand Up Comedy houve sete, no teatro nove candidaturas e na categoria Deejays 13.
Do rol das 100 actuações e performances seleccionadas para participarem do edital “#EnPalco100Artistas”, informou que 50 são da ilha de Santiago, 30 da ilha de São Vicente, sete da ilha de Santo Antão, Boa Vista com cinco, Sal com seis e da ilha do Fogo foram seleccionados dois artistas.
Os artistas da Ilha do Maio e Brava não submeteram nenhuma candidatura, no âmbito deste edital, notificou.
O programa “#EnPalco100Artistas”, segundo o documento em apreço, tem como objectivo primordial a transferência directa de rendimento para os artistas e criadores com residência fixa em Cabo Verde, que vivem exclusivamente da arte e que devido às medidas de contingência e confinamento viram canceladas as suas actividades profissionais e artísticas, ou seja, fonte de rendimento.
“O Governo de Cabo Verde, ciente do papel da arte e da cultura na formação do cidadão, estabelece esta medida de protecção social à classe artística e criadora e enfatiza o grande contributo desta neste momento delicado e excecional em que vive o país e o mundo”, lê-se na nota.
O Presidente da República prorrogou hoje o estado de emergência nacional com diferenciação de ilhas, com casos diferenciados e as isentas, depois do País ter já cumprido os primeiros 20 dias desta medida constitucional em toda a sua história como república.
Nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente o estado de emergência vigorará das 00:00 de 18 de Abril até às 24:00 de 02 de Maio, ao passo que nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava a duração será de apenas 09 dias, até às 24:00 de 26 de Abril.
Cabo Verde conta actualmente com 55 casos positivos de covid-19, sendo 51 na ilha da Boa Vista, três na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente. Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.
AM/CP
Inforpress/Fim