Covid-19: Mais de duas mil famílias beneficiadas no Rendimento Social de Inclusão- CNPS

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – Mais de duas mil famílias já foram beneficiadas no âmbito do Rendimento Social de Inclusão, enquanto no Rendimento Solidário mais de três mil trabalhadores informais foram abrangidos, avançou hoje à Inforpress a presidente do Centro Nacional de Prestações Sociais.

O Governo anunciou no passado 27 de Março que iria atribuir o pagamento do Rendimento Social de Inclusão a 8 mil famílias em situação de pobreza extrema e um valor de 10 mil escudos por um período de um mês, a 30 mil trabalhadores do sector informal.

Um mês depois, segundo Elisandra de Pina, 2.456 famílias em situação de extrema pobreza já foram contempladas com 5.500 escudos cada no âmbito do rendimento social de inclusão, enquanto no rendimento solidário do regime não contributivo 3.984 trabalhadores informais a nível nacional já receberam o valor de 10 mil escudos.

“As nossas prestações sociais vão para essas pessoas que não estão cobertas pelo regime contributivo e que se encontram numa situação de vulnerabilidade. Vamos fazendo o pagamento das prestações à medida que tenhamos as informações bancárias dos beneficiários completas”, disse Elisandra de Pina, em declarações à Inforpress.

Esta responsável assegurou que o CNPS tem contado com o auxílio dos bancos comercias na conferência dos dados bancários e da Caixa Económica de Cabo Verde na abertura de conta para os beneficiados que não tenham conta bancária.

Essas situações de beneficiados sem conta bancária ou com dados bancários incompletos, frisou, causam algum atraso no pagamento das prestações.

“O pagamento está a ser feito paulatinamente e na medida que tenhamos todos os dados iremos intensificar esses pagamentos nas próximas semanas, de modo atribuir ao número total dos beneficiados, frisou.

Elisandra de Pina apela às pessoas a ficarem em casa, visto que vão ser comunicadas pelas câmaras municipais sobre o dia em que devem receber as prestações, tanto do rendimento solidário como no rendimento social de inclusão.

Para os beneficiários do rendimento solidário que fizeram inscrição na plataforma ‘online’, estes podem consultar o estado do seu pedido através da plataforma disponível no www.rso.csu.cv.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos