Covid-19/Maio: Câmara já contemplou mais de 1000 famílias com apoio alimentar  

Porto Inglês, 18 Abr (Inforpress) – Um total de mil agregados familiares de todas localidades da ilha do Maio já foi contemplado pela autarquia durante a primeira fase da campanha de assistência alimentar, face à actual situação provocada pela pandemia de covid-19.

A informação foi avançada sexta-feira pelo presidente da câmara, Miguel Rosa, para quem esta medida se mostrou ser necessária para acudir as famílias mais vulneráveis que se encontram confinadas nos seus lares a cumprir o estado de emergência.

Conforme explicou o autarca, as famílias contempladas constam da base de dados de que dispõe a edilidade no quadro do cadastro de rendimento de inclusão social.

Todavia, salientou que algumas pessoas têm-se dirigido ao Serviço de Acção Social, que se encontra a funcionar neste período, para solicitarem apoio, situação que “está a ser dada a merecida atenção”.

Segundo Miguel Rosa, graças a parceria com a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (Ficase) e o Ministério da Educação, bem como empresas locais e pessoas particulares, foi possível acudir as famílias com apoio alimentar, salientando que algumas até já foram beneficiadas com outras medidas que estão sendo levadas a cabo.

Questionado se estes apoios vão ser continuados e reforçados até o levantamento do estado de emergência na ilha, previsto para 26 deste mês, Miguel Rosa garantiu que a edilidade vai manter-se atenta para em caso de algumas famílias assim o solicitarem para que as possa acudir no momento próprio.

Informou ainda que a câmara tem vindo a receber interesse de grupos organizados de maienses residentes na diáspora assim como de pessoas individuais que estão a manifestar interesse em ajudar, atitude que Miguel Rosa enalteceu, e afiançou que também empresas na ilha têm dado os seus contributos.

O presidente da câmara do Maio salientou ainda que um dos aspectos relevantes que a edilidade tem vindo a apostar tem que ver com a distribuição regular de água aos munícipes, e apontou ainda o fornecimento energia eléctrica que nestes dias tem sido regular e sem cortes.

Devido a esta situação de pandemia, garantiu que a edilidade vai suspender as actividades de jogos de Verão que normalmente acontecem no mês de Julho e Agosto.

Quanto as festas do município, Miguel Rosa assegurou que ainda é cedo para informar qual vai ser a postura da Câmara Municipal, visto que esta efeméride se assinala no próximo mês de Setembro data que considerou estar ainda um pouco distante.

WN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos