Covid-19: INSP alerta para a necessidade do reforço de cumprimento das medidas de confinamento domiciliar

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Mendonça, alertou hoje para a necessidade das pessoas cumprirem as medidas de confinamento domiciliar e distanciamento social, reforçando assim a prevenção da doença no País.

Maria da Luz Mendonça avançou esta informação durante a conferência de imprensa para fazer o balanço do desenvolvimento da pandemia, em Cabo Verde.

Segundo disse, tem havido participações numerosas de pessoas em algumas actividades, nomeadamente festas e funerais, situação que não abona a favor das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

“Neste momento, com o problema da saúde pública, é necessário alertar para que os funerais sejam acompanhados pelos familiares mais próximos e que as visitas se façam virtualmente ou por telefone”, alertou.

Maria Mendonça fez referência ainda à comunicação de que Cabo Verde regista o primeiro caso recuperado, esclarecendo que esse processo ainda não está completo, porque, segundo indicou, o paciente necessita de dois resultados negativos e um acompanhamento posterior de 14 dias.

“O doente está a melhorar, o primeiro resultado deu negativo, vai ser submetido a um segundo teste, mas só ao fim de 14 dias após os testes é que poderá ser considerado caso recuperado, não apresentando nenhum sintoma”, referiu.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reforçou hoje o apelo a todos para se confinarem em casa, em sinal de prevenção contra a pandemia da Covid-19 e alertou para a necessidade de se cumprir “com mais rigor” as orientações do Governo.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos