Mindelo, 08 Abr (Inforpress) – A Igreja do Nazareno Distrito Norte pretende iniciar as celebrações do Dia da Páscoa com uma alvorada e pede a todos os cabo-verdianos para saírem às janelas e terraços e acenderem uma luz para orar a Deus.
Conforme informações da superintendente Distrital no Barlavento, Leniza Soares, em entrevista à Inforpress, esta foi a forma encontrada para as celebrações, que não poderão ser feitas nas igrejas, devido a situação do novo coronavírus em Cabo Verde e no mundo.
“O Domingo de Páscoa iniciaremos o dia com alvorada, às 05:00 da manhã, e apelamos a todos os cabo-verdianos para sairem à janela e terraços, acenderem uma luz e coloquem à janela a bandeira de Cabo Verde ou um lençol branco durante todo o dia”, lançou a pastora, pedindo para se orar pelo País e que estejam “todos juntos” a pedir a Deus, que “é o único a poder salvar a humanidade”.
Entretanto, segundo a mesma fonte, as igrejas nas diversas localidades e ilhas têm feito actividades do tipo para celebrar estes dias especiais da Semana Santa com mensagens gravadas em vídeo, publicações escritas e cultos ao vivo no Facebook todos os dias.
E ainda, ajuntou, tem um “programa especial de Páscoa online”, no dia 12, em que os fiéis podem enviar, em vídeo, récitas, poemas, músicas, coreografias e cenas, que depois vão ser apresentados na página de Facebook do Distrito de Cabo Verde.
A mesma página, segundo Leniza Soares, publica diariamente pregações curtas de diversos pastores, em oração ao País e para dar “alento” aos cabo-verdianos que enfrentam o covid-19, em Cabo Verde e no mundo, o que tem sido feito desde 20 de Março.
Desde a última sexta-feira, Cabo Verde elevou para sete o número de casos de covid-19 com aparecimento de mais esse caso em São Vicente.
Trata-se de uma cidadã de nacionalidade chinesa, 56 anos e casada, residente no Mindelo há cerca de cinco anos, que, segundo o Ministério da Saúde, não esteve ausente do país nos últimos tempos, não teve contacto com algum caso suspeito. Mas a filha esteve na Alemanha e regressou a Cabo Verde a 27 de Fevereiro.
LN/AA
Inforpress/Fim