Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – O grupo parlamentar do MpD considerou hoje que Cabo Verde está a reagir “de forma racionalmente correcta” em relação a covid-19 e que os casos positivos surgidos nos últimos dias alertam para não se baixar a guarda.
Em conferência de imprensa realizada na manhã de hoje para balanço das jornadas parlamentares, que se realiza esta quarta-feira, o vice-presidente do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) disse que o Governo tem estado a agir “de forma controlada” para que o País volte ao ritmo da normalidade.
Alcides de Pina realçou que tão importante como prevenir o contágio pela covid-19, será relançar a vida em sociedade, com as precauções necessárias, mas com o garante das condições de sustento para as famílias e de sobrevivência para as empresas, convicto de que “o grande desafio” para a humanidade é saber como viver estes dias de pandemia.
No rol das políticas implementadas pelo Governo nesta conjuntura, o MpD, segundo o seu porta-voz, destacou a aprovação de medidas de protecção social para as famílias, como o rendimento solidário, o rendimento social de inclusão, o rendimento social de inclusão emergencial e o programa assistência alimentação, alegando que já beneficiaram “milhares de agregados familiares”.
Enalteceu ainda o programa de apoio parlamentar virado para cerca de 120 mil pessoas, num universo de 22.671 agregados familiares, 28.000 trabalhadores do sector informal e cerca de 5000 trabalhadores do regime das empresas de média e pequenas empresas, bem como a aprovação de um plano financeiro de quatro milhões de contos, para revitalizar a economia nacional.
O parlamentar sublinhou ainda a aprovação de um programa financeiro no montante de 45 mil contos para o reforço de abastecimento de água às zonas rurais, implementação de um programa de ensino à distância e o cadastro social único, de entre outras medidas.
Cabo Verde passou a contar a partir desta segunda-feira com conta com 67 casos positivos, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 13 na cidade da Praia, um no concelho do Tarrafal e um na ilha de São Vicente.
Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.
SR/AA
Inforpress/Fim