Covid-19: Governo vai lançar programa para financiar actuações ‘online’ de 100 artistas (c/áudio)

Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – O Governo está a criar uma plataforma para que 100 artistas possam divulgar a sua arte ‘online’ e serem compensados pelos seus trabalhos durante esta época em que tudo está paralisado devido à pandemia do novo coronavírus.

Numa altura em que muitos artistas estão a divulgar e a dar concertos ‘online’ e gratuitos um pouco por todo o mundo, o Governo, segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, decidiu lançar um programa para financiar concertos de 100 artistas.

Em declarações à Inforpress, informou que neste momento estão a fechar este pacote e a definir os critérios de acesso, mas por agora, avançou, será atribuído um ‘cachê’ de 10 a 15 mil escudos para 100 artistas residentes em Cabo Verde.

A ideia, explicou a mesma fonte, é ter concertos de instrumentistas, cantores, bailarinos a fazerem solos de 20 minutos a partir das suas casas e nas suas redes sociais, Instagram ou Facebook, e depois reproduzir essas actuações numa única plataforma, que está a ser criada.

Alguns artistas no estrangeiro estão a divulgar a sua arte gratuitamente, mas, para Abraão Vicente, pedir isto aos artistas em Cabo Verde seria uma “enorme irresponsabilidade”.

“Eu creio que é uma forma de valorizar o trabalho dos artistas e não, simplesmente, pedir que sejam ‘mister’ entretenimento em tempo de crise. Nós achamos que os artistas não devem, não digo que sou contra, mas os artistas não podem ser sempre os que pagam no momento das crises e não podem ser sempre eles a fazerem os seus trabalhos gratuitos”, repudiou.

Até segunda-feira, no máximo, avançou, estarão disponíveis os critérios de acesso para que cada artista possa apresentar as suas propostas e depois vão analisar o perfil de cada um deles e as necessidades que têm para fazer essa actuação.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos