Covid-19: Governo lamenta morte de 12 cabo-verdianos nas comunidades da diáspora

Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) – O Governo lamentou hoje o falecimento de doze cabo-verdianos infectados com covi-19 em França, na Holanda, Portugal, Espanha, e nos Estados Unidas da América, manifestando a sua “total solidariedade” e endereçando as mais sentidas condolências às famílias enlutadas.

Em comunicado enviado à Inforpress, o Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, afirma que tem acompanhado “com preocupação” a evolução da pandemia do novo coronavírus e o seu impacto nos diferentes países de acolhimento de comunidades cabo-verdianas.

Este acompanhamento, garantiu a mesma fonte, vem sendo assegurado essencialmente através das embaixadas, consulados de carreira e consulados honorários de Cabo Verde, que continuam a trabalhar em estreita colaboração com as associações cabo-verdianas nesses países.

Salientou que neste contexto de desafios acrescidos, as referidas associações vêm desenvolvendo um trabalho “importantíssimo “na luta contra a covid-19.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades encorajou, por outro lado, as mesmas a prosseguirem com os trabalhos, sobretudo no que respeita à contínua sensibilização dos cabo-verdianos relativamente ao cumprimento das leis, regulamentos e recomendações das autoridades competentes.

“Aos cabo-verdianos infectados e em tratamento vão os votos de que tenham uma rápida e completa recuperação, mantendo firme a esperança no regresso ao convívio com os seus familiares e amigos”, lê-se na nota.

Cabo Verde registou até o momento sete casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia e um em São Vicente. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou o estado de emergência no País, devido à pandemia covid-19, com duração de 20 dias, das 00:00 do dia 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infecção, cerca de 312 mil são considerados curados.

A covid-19 provocou 572 mortos em África e há o registo de 11.400 casos em 52 países, enquanto 1.313 pessoas já recuperaram, de acordo com os mais recentes dados sobre a pandemia no continente.

O continente europeu, com mais de 787 mil infectados e mais de 62 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos.
Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

CM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos