Covid-19: Governo injecta mais de 180 milhões de escudos para reforçar o combate a pandemia

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O Governo aprovou em Conselho de Ministros o reforço das despesas na luta contra a pandemia no País,  injectando,  através do Fundo Nacional de Emergência (FNE), mais de 180 milhões de escudos.

De acordo com o Boletim Oficial de 25 de Abril, o Governo entendeu, dado a situação do novo coronavírus no arquipélago, que se torna necessário financiar, em todo território nacional,  acções tais como materiais hospitalares, aquisição de equipamentos de protecção individual e arrendamento de espaços, entre outros.

Esta iniciativa visa elevar o grau pretidão operacional das autoridades nacionais no combate ao covid-19, com o reforço de verbas calculada num montante global de 187.980 milhões de escudes, que será efectivada via transferência de verbas do FNE para o Ministério da Administração Interna.

Conforme o documento, torna-se imprescindível que o FNE intervenha de forma a minimizar carências específicas de alguns estratos sociais da população, através do financiamento de medidas complementares as existentes na área da acção social, facilitando-lhes o acesso aos recursos, bens e serviços, a fim de melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares mais vulneráveis.

Cabo Verde conta com 109 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo  55 na  ilha de Santiago (dos quais 52 no concelho da Praia, dois no concelho do Tarrafal, um em São Domingos), 53 na Boa Vista e um em São Vicente.

Do total dos 109 casos confirmados, constam dois recuperados e um óbito.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

HR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos