Covid -19/Fogo: São Francisco de Assis passa a realizar testes rápidos de covid-19 a partir da próxima semana

São Filipe, 09 Mai (Inforpress) – O hospital regional São Francisco de Assis passa a dispor, a partir da próxima semana, de capacidade para realização de testes rápidos de novo coronavírus (covid-19), anunciou hoje o seu director.

Evandro Monteiro indicou que os equipamentos e materiais para a realização de testes rápidos chegaram sexta-feira à ilha e estão a ser analisados pelo responsável do laboratório do hospital regional São Francisco de Assis, esperando que a partir de segunda-feira, 11, possam começar a funcionar.

Segundo o responsável, o aparelho local permite fazer a leitura dos testes rápidos da covid-19, sem necessidade de outros equipamentos.

Além do aparelho e materiais para realização de testes rápidos de novo coronavírus (covid-19), o hospital regional São Francisco de Assis espera receber também, na próxima semana, um médico cubano para apoiar no combate à pandemia de novo coronavírus, sendo que este técnico cubano faz parte do conjunto de especialistas cubanos que chegaram há cerca de duas semanas a Cabo Verde.

Desde a pandemia de novo coronavírus, o hospital regional recolheu e enviou amostras de mais de uma dezena de pessoas para a Cidade da Praia, todos com resultado negativo.

Neste momento, aguarda apenas a resposta do teste de uma idosa que está hospitalizada com problemas cardíacos de base e pneumonia e que deve ser conhecido durante este final de semana.

Cabo Verde regista 230 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (171, sendo, 168 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos há a registar 56 recuperados (46 da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

JR/JMV

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos