Covid-19/Fogo: Direcção Nacional de Saúde reforça região sanitária com materiais e equipamentos

São Filipe, 07 Abr (Inforpress) – A Direcção Nacional de Saúde, através do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, reforçou a Região Sanitária Fogo/Brava com materiais e equipamentos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O director da região sanitária, Evandro Monteiro, avançou hoje à Inforpress que os materiais e equipamentos, como kits de protecção, oxigénio e outros, foram redistribuídos às estruturas de saúde das duas ilhas, um reforço “em número significativo” e que irá permitir, nesta fase, estar preparado para fazer o trabalho em segurança.

O responsável apelou a população para se manter firme e, sobretudo, seguir as orientações dadas, quer pelas estruturas sanitárias, quer pelas entidades governamentais, porque seguir estas orientações é a forma “pacífica e mais rápida” para se ultrapassar esta problemática que envolve “muitos variantes”.

Para o mesmo, é preciso que as pessoas tenham em mente todo o esforço que está sendo feito e que “o acto cívico” e ser “um bom cidadão” nesta fase “irá fazer a diferença”.

Segundo Evandro Monteiro, houve um “engajamento muito forte” da população e de todos os intervenientes, pese embora notar-se “uma ou outra fragilidade”, razão pela qual apela para se manter este espírito de coesão e demonstrar que todos querem ultrapassar esta problemática o quanto antes.

O cumprimento das orientações determinadas, continuou, é o caminho que deve ser seguido para ultrapassar esta “fase difícil para todos” e que precisa da “colaboração e cooperação” de todos.

“A nível da região estão criadas as condições para, na eventualidade, enfrentar ao máximo este problema”, precisou Evandro Monteiro.

Para tal foi necessário reorganizar todo o funcionamento do hospital regional, com a criação de um serviço especifico de isolamento, o que obrigou a readaptar o espaço, mas referiu que tudo aquilo que é ordinário e normal manteve-se a funcionar, como consultas internas, urgências, cirurgias de urgências e internamentos.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos