Covid-19/Fogo: Dezenas de pessoas aglomeradas junto à estação dos Correios para levantamento de dinheiro

São Filipe, 20 Abr (Inforpress) – Perto de uma centena de pessoas estava aglomerado, por volta das 07:30, junto da estação dos Correios em São Filipe na tentativa de fazer o levantamento de dinheiro transferido do estrangeiro por familiares.

As primeiras pessoas chegaram à estação pouco depois das 05:00 da manhã de hoje para se posicionarem na fila, segundo uma testemunha no local, que inclusive por iniciativa própria atribuiu senhas à medida que as pessoas chegavam.

Antes das 08:00 estavam junto da estação dos Correios 84 pessoas à espera que os funcionários chegassem para iniciar as suas actividades.

O responsável dos Correios, Nilton Pires, avançou à Inforpress que a maioria das pessoas vem para efectuar levantamento de transferência de dinheiro, já que a pensão social dos 1.500 pensionistas, até sexta-feira, 1.300 tinham recebido.

A instituição deslocou-se às diferentes localidades e aos bairros da cidade para fazer o respectivo pagamento, evitando a deslocação e concentração de pessoas no local.

Sobre a transferência de dinheiro indicou que os Correios têm atendido, em média, uma centena de pessoas/dia, já que funciona até às 15:00, mas mesmo assim há registo diário de “um número significativo” de pessoas todos os dias.

Algumas pessoas do interior, caso não consigam o levantamento num determinado dia, porque as viaturas regressam para as respectivas localidades ao meio-dia, voltam no dia seguinte na tentativa de o conseguir.

Para evitar a aglomeração de pessoas, a Policia Nacional (PN) aconselhou a atribuição de senhas a um máximo de 50 pessoas, mas hoje por se tratar de uma segunda-feira e dado ao elevado número de pessoas que se encontrava na fila antes das 08:00 foram distribuídas senhas a 100 pessoas.

Desde a entrada em vigor do estado de emergência, no dia 29 de Março, diariamente aglomeram-se junto dos Correios dezenas de pessoas, na tentativa de fazer o levantamento de dinheiro enviado de estrangeiros, sobretudo dos Estados Unidos da América, para fazer fase ao isolamento profiláctico provocado pela pandemia de novo coronavírus (covid-19).

A aglomeração de pessoas não se limita apenas aos Correios, mas é também visível junto das agências dos bancos comerciais existente na cidade de São Filipe, sendo que a maioria é para proceder o levantamento de dinheiro enviado pelos familiares ou amigos que se encontram emigrados em várias partes do mundo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos