Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje que esta é uma semana decisiva para que se possa sair do estado de emergência no dia 15 de Maio e pediu para que se aceite “um pouco mais os sacrifícios”.
Jorge Carlos Fonseca aproveitou as redes sociais para mandar a mensagem aos cabo-verdianos de que sair do estado de emergência depende de cada um e das autoridades, no seu exercício “efectivo, firme e determinado” de suas competências.
“Vamos aceitar um pouco mais de sacrifícios, de perdas e de incómodos para salvarmos o País, para ganharmos vidas e, assim, levantarmos bem alto o nosso querido Cabo Verde”, pediu, sublinhando que “esta é uma semana decisiva para que se possa sair do estado de emergência no dia 15”.
Aos praienses e boa-vistenses, o Presidente da República realçou que sair do estado de emergência, depende, “sobremaneira”, da atitude de cada uma, mas também “de cada amigo da Praia e da Boa Vista. De cada amigo de Cabo Verde”.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, prorrogou o estado de emergência por mais 12 dias nas ilhas de Santiago e da Boa Vista (com mais casos de covid-19), vigorando das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.
O estado de emergência, que compete ao Presidente da República decretar, ouvido o Governo e com autorização do Parlamento, vigora em Cabo Verde desde 29 de Março, tendo no dia 27 de Abril sido levantado para as ilhas sem qualquer registo da covid-19 (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava).
Para as ilhas de Santiago, São Vicente e Boa Vista, que na altura tinham casos positivos do novo coronavírus, o estado de emergência foi alargado até às 24:00 de 02 de Maio.
Cabo Verde regista 218 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (159, sendo 156 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).
Destes casos testados positivos há a registar 38 recuperados (34 na Boa Vista, um na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 267 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Cerca de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.
DR/ZS
Inforpress/Fim