Covid-19: Dois médicos do Hospital Agostinho Neto infectados com novo coronavírus – DNS

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress)- O Director Nacional da Saúde, Artur Correia, confirmou hoje que dois médicos do Hospital Agostinho Neto encontram-se na lista dos 106 infectados pelo novo coronavírus no arquipélago.

Em conferência de imprensa, realizada na tarde de hoje, para fazer o ponto de situação e a evolução da pandemia do novo coronavírus no País, o responsável da Saúde não adiantou, entretanto, em que serviços trabalham esses profissionais.

Artur Correia indicou que o número de pessoas infectadas está a aumentar e que a tendência é continuar nessa curva ascendente, sendo que 80% dos casos têm tido sintomas ligeiros e até assintomáticos.

Segundo o DNS, Cabo Verde já registou 106 casos positivos, distribuídos pelas ilhas de São Vicente, Boa Vista e Santiago, sendo que esta última terá um aumento maior, tendo em conta que tem maior número da população.

“Estamos numa fase ascendente, isso começou há poucos dias e já identificamos alguns casos e estamos a correr atrás desses contactos”, disse, destacando o trabalho investigativo feito na identificação dos contactos, isolamento e realização dos testes.

O DNS reconheceu que a situação é difícil, porque, ajuntou, 80% dos doentes com covid-19 têm sintomas ligeiros e até assintomáticos.

“Os casos vão continuar a aumentar, mas há um limite que ainda não chegamos, mas o nosso dever é procurar a cada dia, através dessa rede de contactos e quanto mais rápidos formos, maior será a nossa chance, mas terão todos de respeitar as regras de confinamento domiciliar, evitar aglomeração de pessoas, seguir os conselhos de higiene individual, familiar e colectiva”, constatou.

O DNS revelou que das 142 amostras, 16 casos da Praia deram positivos, 6 ficaram pendentes e as restantes deram negativos e que neste momento existem seis casos suspeitos, dois na Praia, um Santa Cruz, um São Vicente, dois na Boa Vista e 107 amostras estão pendentes.

Os dados apontam que 105 pessoas estão internadas em isolamento com covid-19, sendo que 51 na praia, 51 na Boa Vista, Tarrafal com dois e São Vicente com um.

“Continuam em quarentena domiciliar 60 pessoas, Santa Cruz com quatro, Ribeira Grande em Santo Antão três, São Nicolau um e o concelho do Tarrafal de Santiago com maior número, na decorrência dos casos positivos identificados.

Segundo o DNS, a nível nacional, 336 pessoas estão em quarentena obrigatória, sendo que Tarrafal conta com três, São Domingos 35, São Vicente sete e 291 na capital do País.

“Mais de 80% dos casos positivos foram identificados na decorrência da investigação epidemiológica, e 18% corresponde aos casos suspeitos”, afirmou Artur Correia, assegurando que duas pessoas já recuperam da doença, uma na Praia e outra na Boa Vista.

Em relação ao caso positivo de São Domingos, avançou que até este momento foram identificados 35 contactos, que estão no processo de investigação epidemiológica para realização de testes.

“Iremos recolher mais informações, sabemos que a senhora esteve na Praia a visitar familiares em alguns bairros e vamos continuar com o processo investigativo” sublinhou.

Cabo Verde passa a contar agora com 106 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 53 na ilha de Santiago (dos quais 50 no concelho da Praia, dois no concelho do Tarrafal, um em São Domingos), 52 na Boa Vista e um em São Vicente.

Do total dos 106 casos confirmados, constam dois recuperado e um óbito.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos