Cidade da Praia, 29 de Abril (Inforpress) – As directrizes para a utilização e produção de máscaras reutilizáveis, de uso social ou comunitário, já entraram em vigor, com a publicação no Boletim Oficial.
De acordo com a publicação de 28 de Abril, esta medida acontece com vista a simplificação das orientações técnicas para as indústrias têxteis nacionais, para a produção de máscaras de uso comunitário.
Estabelece a regulamentação, a especificação técnica das dimensões e dos materiais, os critérios de avaliação e aceitação das máscaras para uso social.
O diploma indica dois níveis de máscaras, sendo o nível um para à utilização por profissionais que não sendo da saúde, estão expostos ao contacto com elevado número de indivíduos.
Já as do nível dois serão destinadas à promoção da protecção de grupo, utilização por indivíduos no contexto da sua actividade profissional, entre outros.
Contudo, o Governo alerta que a o uso destas máscaras não implica qualquer alteração às medidas de confinamento, à higiene das mãos e etiqueta respiratória, e à organização e procedimentos a serem adoptados, nomeadamente, por escolas e entidades empregadoras que possibilitem melhorar a protecção dos funcionários.
Segundo a mesma fonte, as directrizes e orientações técnicas para a produção e utilização das máscaras não médicas, de uso social ou comunitárias, no âmbito da covid-19 em Cabo Verde, são fixadas por intermédio de guias contendo recomendações e orientações técnicas a publicar pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e o Instituto da Qualidade e Propriedade Industrial (IGQPI).
HR/ZS
Inforpress/Fim