Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O director nacional de Saúde, Artur Correia, disse hoje que os dados sobre a situação da pandemia da covid-19 em Cabo Verde são “credíveis, com actualização diária e transparentes” de todos os casos suspeitos e confirmados.
Artur Correia fez esta afirmação durante a conferência de imprensa diária de actulização do desenvolvimento do novo coronavírus no arquipélago, quando instado sobre o relato da Organização Mundial da Saúde (OMS), no sentido de que, em África, o número de infectados anunciados pelos respectivos países podem não ser os reais, dada a falta de testes.
“Não estamos nessa situação, somos um país que tem a fama de transparência em termos de dados, sobretudo dados sanitários”, sublinhou, apontando que as autoridades têm apresentado dados reais e que Cabo Verde não se enquadra neste cenário.
Conforme declarou, o Ministério da Saúde e da Segurança Social montou um plano de contingência que foi aprovado desde Janeiro, e está a cumprir todas as recomendações em relação às diferentes fases de activação previstas no plano em relação à dinâmica da epidemia.
Com isso, o responsável destacou que até este momento não foram identificados problemas maiores em relação aos testes, pelo facto de se “estar a fazer gestão criteriosa” em termos técnicos epidemiológicos.
“Fazer testes com bases em critérios epidemiológicos e clínicos, e não porque certas vozes dizem para fazer”, justificou.
Nesta linha, ajuntou que a luta contra a covid-19 pode ser longa, num contexto internacional em que os testes escasseiam, e que, apesar do arquipélago apresentar suas dificuldades, todos os esforços estão a ser feitos para que não falte teste de diagnóstico a casos suspeitos e confirmar caso positivos.
Por fim, o director nacional de Saúde avançou que há uma comissão técnica que já decidiu que os testes devem ser alargados de uma forma inteligente e programada, não por pressões externas, mas sim por razões técnicas e das pessoas que mais estejam em risco.
Com mais dois casos positivos anunciados hoje de manhã, Cabo Verde passa a somar 58 casos de infecção pela covid-19, sendo 51 na Ilha da Boa Vista, seis na Cidade da Praia e um em São Vicente.
Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista e um doente recuperado.
HR/CP
Inforpress/Fim