Covid-19: “De forma nenhuma as medidas irão contribuir para empobrecer mais as pessoas” -ministro

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e de Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse hoje “que de forma nenhuma” as medidas de prevenção contra a Covid-19, que estão sendo implementadas, irão contribuir para empobrecer mais as pessoas.

O governante, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da Covid-19 no País afirmou que ser evidente que “quando o Governo decidiu avançar com essas medidas, fê-lo analisando, como tem feito até agora, a possibilidade de que ela venha a ser cumprida, sem trazer despesas catastróficas para aquela pessoa”.

Segundo Arlindo do Rosário, o Governo tem dado uma “atenção especial” às pessoas mais vulneráveis, e que “todas as medidas de protecção social que têm sido implementadas vêm exactamente confirmar essa preocupação do Governo”.

Arlindo Rosário frisou ainda que o primeiro-ministro, Ulisses Correia, teve a oportunidade de dizer que, na próxima terça-feira, será discutida, a nível da Assembleia Nacional, toda a questão fiscal que irá definir inclusivamente o preço, a possibilidade de compra de determinados produtos para a prevenção, como máscaras, álcool gel, dentre outros.

O Ministério da Saúde e da segurança social confirmou mais 6 casos positivos de covid-19.

Segundo o comunicado enviado às redacções, dos 64 exames realizados, 6 deram positivos, sendo 4 da transição local , na cidade da Praia, 1 no conselho de São Domingos ,1 importado de Portugal, 2 são dos casos diagnosticados anteriormente e 58 deram negativos.

Cabo verde até momento já tem 88 casos confirmados, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 32 no município da Praia (dois dos quais vindos da Boa Vista e um importando de Portugal), um no concelho do Tarrafal, em São Domingos e São Vicente, um recuperado e um óbito.

Dos casos em isolamento, segundo nota do Ministério da Saúde, todos os doentes da covid-19 estão em isolamento e têm evoluído sem sintomas ou com sintomas ligeiros.

De acordo com dados da Agencia France Presse, foram registados a nível mundial 190.989 mortes e mais de 2.719.450 infectados em mais de 193 países por Covid-19.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos