Covid-19: Cruz Vermelha de Cabo Verde suspende temporariamente jogos sociais

Cidade da Praia,30 Mar (Inforpress) – O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) afirmou hoje que a instituição suspendeu temporariamente, a partir desta semana, os jogos sociais em todas as agências nacionais, face à situação de emergência no país devido a Covid-19.

Em declarações à Inforpress, Arlindo de Carvalho assegurou que tendo em conta os constrangimentos registados, a declaração do estado de emergência e aplicação de medidas de restrições pelo Governo na prevenção ao novo coronavírus, a CVCV decidiu suspender a realização dos jogos sociais por entender que a sua continuidade neste momento não se justifica.

“Neste final de semana não foi possível receber os boletins de Santo Antão, a Boa Vista já sabíamos, devido a situação que a ilha a enfrenta, que não iriamos receber os boletins e com a suspensão de voos interilhas ficamos sem a capacidade de mobilizar a entrada de todos os boletins na sede da Cruz Vermelha na Praia”, referiu.

Fez saber que a decisão da suspensão dos jogos socias irá vigorar enquanto as medidas de restrição implementadas pelo Governo forem executadas.

Entretanto, considerou esta decisão como uma “medida dura” adoptada pela CVCV e que terá impactos negativos, uma vez que os jogos sociais são a principal fonte de receita da instituição, que está totalizado em 86 por cento (%).

“Por um lado, perdemos durante esse período a nossa fonte de rendimento e, por outro, aumentou a nossa responsabilidade com implicações fortes a nível financeiro porque a Cruz Vermelha está em todas as frentes a nível nacional a trabalhar na mitigação dos efeitos da Covid-19”, declarou.

Este responsável lembrou neste contexto, que tendo em conta, o cenário actual em que foram diagnosticados seis casos positivos da Covid-19 no país, a informatização dos jogos sociais em Cabo Verde, um mecanismo que irá modernizar o sector, seria uma grande valia na minimização dos efeitos e constrangimentos financeiros causados pela pandemia.

Avançou, por outro lado, que a nível interno e, seguindo as orientações do Governo, a CVCV cancelou alguns serviços destacando que os idosos do centro dia sob responsabilidade da Cruz Vermelha  terão seguimento em casa.

No modo operacional, adiantou, está o serviço de voluntariado garantido em todas a ilhas de Cabo Verde para em caso de catástrofe e situação de emergência contar com a actuação dos voluntários.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na Cidade da Praia, ficando por confirmar os dois testes “inconclusivos”.

Entre os três casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos