Covid-19: Concelho da Praia regista primeira morte provocada pelo novo coronavírus

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – O concelho da Praia registou hoje a primeira morte pelo novo coronavírus, a segunda em Cabo Verde, uma senhora de mais de 90 anos e que tinha outro problemas de saúde que poderão ter contribuído para este desfecho.

A informação foi avançada aos jornalistas na habitual conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica no País, pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto.

“Em relação a casos novos confirmados tivemos a informação de dois casos hoje, um de um jovem e o outro é de uma senhora de mais de 90 anos que infelizmente veio a falecer (…)”, disse, lamentado a perda e aproveitou para endereçar as sentidas condolências à família enlutada.

Jorge Noel Barreto não avançou mais informações sobre esta paciente que veio a falecer, uma vez que, segundo disse, era um caso novo e ainda estão a reunir mais informação sobre esta senhora que residia na cidade da Praia.

Avançou, apenas, que a senhora tinha outras complicações que terão contribuído para este desfecho.

Sendo assim, segundo registo de hoje, o número total de casos confirmados cumulativos no País passa a 123, sendo 18 recuperados e dois óbitos – um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista- e a senhora de mais de 90 anos da Cidade da Praia.

Com mais este óbito, revelou que a taxa de letalidade global da covid-19 em Cabo Verde passa para 1.6 por cento (%) e a taxa de letalidade para pessoas com mais de 60 anos passa para 33%.

Em relação aos resultados das análises, informou que foram analisadas 149 amostras no laboratório, sendo 85 da Praia (dois casos positivos), 59 da Boa Vista, e cinco de São Lourenço dos Órgãos.

Por outro lado, o director do Serviço e Prevenção de Doenças avançou que neste momento o País regista quatro casos suspeitos, sendo dois do concelho da Praia e dois em Santa Catarina.

Neste momento estão em quarentena 307 pessoas na Cidade da Praia, 15 em Santa Catarina, 54 no concelho do Tarrafal, cinco em São Filipe (Fogo) e 24 na Ilha de São Vicente.

Na Ilha da Boa Vista, avançou, 14 pacientes tiveram alta na sequência dos resultados dos exames laboratoriais e agora apenas 38 doentes estão internados.

Já na cidade da Praia, neste momento, estão internadas 60 pessoas, no Tarrafal duas e em São Vicente continua com um caso de internamento.

“Até este momento casos activos internados nós temos 101, contando com o caso do jovem de hoje. Continuamos a ter 74% dos casos de covid-19 como contactos assintomáticos e 26% dos casos que estão referentes à pessoa com sintomas leves ou moderadas”, afirmou.

Com mais este caso, Cabo Verde passa acumular 123, sendo 64 na Ilha de Santiago (61 na Cidade da Praia, dois em Tarrafal e um em São Domingos), a Ilha da Boa Vista tem 56 e São Vicente regista três casos.

Dos casos confirmados, registou-se dois óbitos, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos, e 18 recuperados.

AM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos